Correio de Carajás

Clandestinos e agentes do DMTU se estapeiam e vídeos viralizam

Abordagem do DMTU a dois motoristas que estariam fazendo transporte clandestino gerou a confusão que foi parar nas redes sociais e depois na delegacia

Os vídeos de motoristas que fazem transporte lotação de forma clandestina trocando sopapos em via pública com agentes do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) viralizaram em Marabá nesta segunda-feira (17). As cenas de selvageria mostram agentes que fiscalizam o transporte tentando guinchar os veículos e sendo impedidos por pelo menos cinco ou seis pessoas. Dois deles eram os motoristas dos veículos. No final da confusão, a Polícia Militar chegou e levou os donos dos carros para a delegacia junto com os agentes públicos.

De acordo com o diretor do DMTU, Jocenilson Silva Souza, tudo começou quando duas equipes de fiscalização de transportes estavam atuando no Núcleo São Félix e se depararam com dois veículos particulares fazendo coleta de passageiros. A equipe deu ordem de parada, mas eles não obedeceram, todavia foram abordados logo mais à frente.

Nesse momento, o condutor de um dos veículos partiu para agressão contra os agentes. Outros clandestinos que estavam perto do local também agrediram os outros agentes, de modo que a equipe solicitou o apoio policial, que chegou ao local e apresentou os dois condutores na delegacia de Polícia Civil.

Leia mais:

Ainda de acordo com o diretor do DMTU, os agentes foram submetidos a exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) para comprovar as agressões formalmente e os agressores vão responder judicialmente.

Por outro lado, o diretor disse que qualquer condutor que se sentir lesado pela fiscalização de trânsito, por abuso de autoridade, deve procurar a direção do DMTU, que as devidas providências serão tomadas. “Mas ninguém deve partir pra agressão porque isso caracteriza crime”, adverte Jocenilson.

Ex-vereador Jhosy e dois agentes do DMTU em momento de luta corporal

FISCALIZAÇÃO CONTINUA

O secretário municipal de Segurança Institucional, Jair Guimarães, a quem o DMTU está subordinado, também esteve na delegacia, acompanhando o caso. Ele lamentou a situação, haja vista que o município tem se esforçado para organizar o transporte público, com cada modalidade atuando na sua área. Só nos apps existem mais de duas mil pessoas trabalhando em Marabá.

No caso da área do São Félix, o secretário faz questão de deixar claro que o serviço de lotação está sendo feito de forma clandestina, inclusive com veículos particulares. Jair lembra que o transporte precisa ser regulamentado por lei.

“Nesse caso houve abordagem e eles se negaram a atender a ordem de parar”, resume Jair Guimarães, ao explicar que a legislação determina que o veículo que faz o transporte clandestino precisa ser guinchado.

Por outro lado, o secretário observa que não incentiva os agentes a saírem em perseguição ou a fazer qualquer outra atividade que não seja sua atribuição, mas o DMTU pode e deve fiscalizar até mesmo usando veículo descaracterizado, se for o caso, pois o departamento integra o sistema de segurança.

Por fim, Jair Guimarães lembrou que, se for o caso de normatizar o serviço de lotação na área do São Félix, isso compete à Câmara Municipal e à prefeitura.

EM RETORNO

Um dos condutores que foi levado à delegacia é o ex-vereador José Oliveira Carvalho, mais conhecido como “Jhosy”. Ele é uma das pessoas que aparece trocando agressões com um dos agentes do DMTU.

Nossa reportagem tentou, por duas vezes, ouvir a versão dele sobre o acontecido, mas ele preferiu não se manifestar. Na delegacia, ele informou que só gravaria depois de conversar com o secretário de Segurança Institucional. Depois, mais tarde, pelo WhatsApp, ele chegou a encaminhar um áudio, mas apagou imediatamente a mensagem.

(Chagas Filho e Evangelista Rocha)