Correio de Carajás

Círio Musical promete retorno emocionante após dois anos

A programação artística foi iniciada nesta sexta, com o ensaio geral realizado no Cine Marrocos

Em sua 3ª edição, no ano de 2017, o Círio Musical reuniu milhares de espectadores

Com quatro apresentações, o Círio das Artes (como foi nomeado por seu organizador) irá embalar momentos importantes da festa da fé, que acontece no próximo domingo, 16. O retorno após os dois anos de restrições devido a pandemia de covid-19, que não permitiu a presença de milhares de romeiros nas ruas, promete emocionar o coração dos devotos da virgem de Nazaré.

Melquiades Justiniano da Silva, professor e produtor cultural, concedeu entrevista na tarde de quinta-feira, 13, para a Rádio Correio FM e para a Reportagem do CORREIO DE CARAJÁS, e compartilhou detalhes da programação do evento, e sua emoção em poder organiza-lo outra vez.

O professor e produtor cultural Melquiades Justiniano é o organizador do grande espetáculo

A programação artística inicia ainda nesta sexta-feira, 14, com o ensaio geral realizado no Cine Marrocos, de 15h às 18h, ocasião em que todos os artistas e colaboradores do projeto devem estar presentes.

Leia mais:

No sábado, 15, o Círio das Artes irá acontecer em dois momentos. O primeiro é no Santuário Nossa Senhora de Nazaré (Folha 16, nova Marabá) às 16h30, onde o bispo diocesano Dom Vital Corbelini irá abençoar o memorial do Círio das Artes. Mais tarde, às 18h, desta vez no palco montado na Catedral de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, Marabá Pioneira, na Santa Missa onde será feita a troca do manto. Para a solenidade também foram convidados os artistas que irão participar do Círio Musical.

No domingo, a partir das 9h, o grande momento artístico irá acontecer no palco montado em frente à Prefeitura, na Folha 31, onde haverá apresentações com música e dança. Pouco depois, já no palco do Círio montado ao lado do Santuário, na Folha 16, o momento será marcado pela beleza artística dos talentosos interpretes marabaense e de fora. Para a ocasião foram convidados cantores de São Paulo e Belém, bem como um maestro também da Capital, reunindo uma diversidade de vozes.

A manifestação de cultura e fé vai contar com a presença da dupla católica Ramon e Rafael, de São Paulo. A cantora lírica Patrícia Oliveira, o tenor Andrew Jorge Lima e o maestro Tynoco, ambos de Belém, também farão parte do espetáculo. De Marabá, irão se apresentar Nenzinha do Calypso, Nilva Burjack, Padre Fabricio, Ruanna Ly e Gabriel Ferreira. A banda musical da 23ª Brigada de Infantaria de Selva estará no palco, assim como o Studio de Dança Flavio Fernandes.

PROGRAMAÇÃO DO FINAL DE SEMANA

No sábado, 15, acontece a romaria rodoviária, saindo da Paróquia São Francisco de Assis, núcleo Cidade Nova, para o Santuário na Folha 16.

A procissão fluvial será às 16 horas do dia 15 de outubro, saindo do Porto das Mangueiras, na Folha 25 e navegará até o encontro dos rios Tocantins e Itacaiunas. De lá, a romaria sobe até o porto principal, ao final da Avenida Getúlio Vargas, na Marabá Pioneira.

A partir daí a imagem segue em romaria até a Catedral Diocesana Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, para a missa às 19h30, onde será apresentado o manto oficial 2022.

No domingo, 16, a programação inicia às 6 horas da manhã com a missa na Catedral e às 7 horas começa a caminhada do 42º Círio de Nazaré. A chegada ao Santuário Nossa Senhora de Nazaré está prevista para 11h30, dando início à missa campal de encerramento da peregrinação.  (Luciana Araújo)