📅 Publicado em 18/10/2025 18h12✏️ Atualizado em 18/10/2025 18h21
A chegada da imagem de Nossa Senhora de Nazaré ao Porto das Mangueiras provocou uma explosão de emoções nos fiéis, tanto naqueles que acompanharam a trasladação da Folha 16 até o balneário quanto nos que estavam às margens do Rio Tocantins aguardando a Rainha da Amazônia na tarde deste sábado (18).
Dezenas de barqueiros, anualmente abençoados pela Virgem de Nazaré, já se posicionavam à espera do emocionante Círio das Águas. Assim como eles, o pôr do sol marabaense estava a postos para homenagear Nazinha com suas cores vibrantes, dando início à peregrinação fluvial.

Antes de chegar ao rio, a imagem foi acolhida por devotos durante a caminhada. Pessoas como Celmira, que é peruana e desde 2011 participa da grande festa de Nossa Senhora de Nazaré. “Tudo o que a gente está pedindo e que também agradecemos é pela saúde dos meus pais, que estão no Peru.” Ela e quatro irmãos estão em Marabá e também clamam pelas bênçãos de Nazinha. Emocionada, a peruana agradece a acolhida do povo marabaense. “É a santa que nos dá tudo o que precisamos. Sou muito grata a ela. Me sinto muito feliz e muito emocionada por tudo o que conquistamos. Obrigada, santinha, por tudo”.

O trajeto também foi marcado pela solidariedade dos fiéis, que doaram água ao longo do caminho, um gesto de gratidão à Nazarézinha e também de amor aos irmãos. A emoção, a felicidade e o amor dos romeiros são visíveis a todos que os observam.
Foi o caso de Tayla, que todo ano faz uma homenagem durante a trasladação. Ela e a família participam sempre e, para eles, a oportunidade é um presente. “O sentimento é de gratidão. Nós agradecemos a Nossa Senhora de Nazaré todos os anos”.
