Correio de Carajás

Círio Fluvial: Decisão se haverá ou não sai nesta semana

Até o fechamento da edição do Correio que circula nesta terça-feira (9), o Corpo de Bombeiros ainda não tinha batido o martelo sobre a realização do Círio Fluvial em Marabá. Segundo o comandante do 5º Grupamento Bombeiro Militar, major Átila Portilho, foi identificado na última semana que o nível do Rio Tocantins está abaixo do recomendável para a realização da romaria dos barcos, no entanto, que ainda não é certeza de que ela não ocorrerá. “A gente deve marcar com antecedência uma coletiva com a imprensa de Marabá, em que vamos reunir com esses órgãos, Exército Brasileiro, diretoria do Círio, prefeitura, para passar o nosso parecer com relação à procissão fluvial do Círio de Nazaré”, declarou.

Ele informou também que o Corpo de Bombeiros estará presente durante a grande romaria de domingo, dia 21, para dar apoio à segurança do evento. “A gente chama atenção aqui para as crianças. No ano passado, acompanhei a procissão do início até o final, comandando a guarnição de bombeiros e pude verificar no encerramento, na Folha 16, um bom número de crianças perdidas”, atestou. Ele comparou a situação ao que, geralmente, acontece nas praias de Marabá durante o período do veraneio.

Portilho também recomenda aos romeiros, caso a romaria fluvial venha realmente a ocorrer, uma boa refeição pela manhã, aconselhando-os a se alimentarem bem, evitando, contudo, comidas pesadas. “Nada de extravagâncias, porque a procissão é longa, exaustiva. É comum na região o sol bem forte, então tem que fazer o uso do protetor solar para evitar qualquer tipo de problema de pele, e se hidratar bastante ao longo do trajeto”.

Leia mais:

Conforme destacou o comandante, o ideal é que os participantes do Círio evitem levar acessórios ou objetos de valor que possam chamar a atenção de pessoas mal intencionadas durante a romaria, evitando assim possíveis furtos.

“A gente espera que, a exemplo de anos anteriores, não só desse terceiro Círio que eu vou comandar aqui em Marabá, mas também dos anteriores, a gente continue sem registros de nenhum tipo de incidente de grande complexidade”, finalizou.

VERIFICAÇÃO

A verificação das condições de navegação do Rio Tocantins foram realizadas na semana passada pelo Corpo de Bombeiros, em parceria com a Defesa Civil Municipal e o Exército Brasileiro. “Nós fizemos uma visita no rio, primeiramente, sobrevoando com o apoio da aeronave do Graesp. Eu, pelo Corpo de Bombeiros, o superintendente Milhomem, pela Defesa Civil do município e o xabo Rodrigo, pela diretoria de segurança do Círio. Após o sobrevoo, nos dirigimos à seção fluvial do 52º BIS, lá na Velha Marabá”, explicou o comandante do 5º GBM.

Segundo informou, com o uso das embarcações do EB, foi possível navegar pelo leito do Rio e saber das condições atuais de navegabilidade.

Grupo de resgate auxilia na segurança dos romeiros

Para dar apoio aos romeiros durante toda a caminhada do Círio 2018 e mais segurança ao evento, um grupo de resgate vem sendo treinado em Marabá. Formado por 150 voluntários que frequentam o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, a equipe vem sendo treinada nos últimos para socorrer fieis que se sentirem mal durante a longa caminhada.

Além de contar com a parceria dos jovens que fazem parte da Diocese de Marabá, o grupo também terá o apoio de estudantes e técnicos de enfermagem, como também a parceria do Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Saúde e também do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

“A gente vai fazer a divisão desse pessoal. Vamos ter sete pontos disponíveis e fixos, durante todo o percurso. Nestes pontos, nós teremos, pessoas do Corpo de Bombeiros, os nossos voluntários, os técnicos de enfermagem para fazer os atendimentos, caso os romeiros passem mal. E em toda a romaria, também teremos voluntários que estarão caminhando junto dos fieis”, disse Júnior França, membro da direção do Círio, responsável por comandar o Grupo de Resgate.

Segundo ele, os bombeiros civis também darão apoio ao Corpo de Bombeiros Militar na procissão. “Eu, junto com o major Átila, vamos terminar de fazer a divisão do pessoal e, em seguida, vamos passar para o pessoal como vão ser os procedimentos de primeiros socorros. Vai ser passada uma diretriz do Corpo de Bombeiros sobre como eles devem agir”. (Nathália Viegas)