Ao menos 400 mil fiéis foram às ruas neste domingo (10) no Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup). A programação de uma das maiores manifestações religiosas do mundo chegou a 229º edição em um formato diferente. Pelo segundo ano consecutivo sem procissões oficiais, por causa da pandemia, o Círio de Nazaré teve missas, homenagens com chuva de pétalas de flores e sobrevoo da Imagem da Santa Padroeira, que percorreu a capital de helicóptero da Catedral Metropolitana até a Basílica de Nazaré.
Segundo a Segup, o número de participantes deve ser ainda consolidado pois não contabiliza os fieis que acompanharam a imagem na berlinda em trajeto de cerca de 3 quilômetros. Já a Cruz Vermelha Brasileira calcula que cerca de 500 mil pessoas participaram das celebrações neste domingo.
Esquadrilha da Fumaça
Leia mais:
A programação começou às 7h, com a celebração da Missa Solene na Catedral, no bairro da Cidade Velha. Em seguida, a Esquadrilha da Fumaça prestou homenagem à Nossa Senhora e escreveu mensagens no céu de Belém. Esta é a primeira vez que a Esquadrilha presta homenagens à Santa Padroeira da Amazônia durante o Círio.
Criança se veste de Nossa Senhora para agradecer cura da Covid-19
Promesseiros prestaram homenagens e agradeceram a graças alcançadas. Entre os fiéis, esteve Ana Clara, de 11 anos. A pequena devota mostra que a fé se renova e atravessa gerações. Vestida de Nossa Senhora de Nazaré, a criança caminhava pelas ruas em agradecimento à cura da Covid-19.
“Vim agradecer pela minha saúde porque ano passado eu peguei Covid-19 e fiquei com sequela no rim, fiz tratamento e agora já estou bem”, conta.
Ana Clara também agradeceu a saúda da avó, que precisou passar por cirurgia. “Minha avó não andava, ela precisava colocar uma prótese no joelho. Agora ela também está bem. Graças a Deus e à Nossa Senhora. Nossas preces foram atendidas”.
De pé quebrado, cantora Gretchen caminha no Círio
A cantora Gretchen também foi às ruas em nome da fé. Mesmo com o pé quebrado, ela não deixou de prestar homenagens à Santa. Acompanhada do marido paraense, o músico Esdras Souza, ela caminhou pela avenida Nazaré.
Gretchen conta que fez promessa e agradecimentos às conquistas alcançadas. “Uma das coisas mais importantes era conseguir vender a minha casa de Portugal para que eu conseguisse liberar a minha vida do meu ex-marido. Nossa Senhora de Nazaré, mais uma vez, me ajudou para que eu conseguisse isso e agora eu sou livre para estar com meu marido e para viver essa vida que eu vivo hoje, no Pará”, relata a artista.
Gretchen afirma que as promessas feitas à santa foram há três anos, no Círio de 2019, quando conheceu Esdras.
“Essa é para toda a vida: eu ter casado com meu marido. Essa promessa eu vou cumprir até o fim da minha vida”, comenta.
Promesseira passa mal
Segundo a Cruz Vermelha Brasileira, que há 40 anos realiza atendimentos aos fiéis, foram realizados cerca de 90 atendimentos médicos, principalmente com curativos e socorro a fieis que desmaiaram.
Uma das pessoas que foi atendida foi Érika Silva, que após passar mal, precisou de socorro médico antes de continuar o trajeto em direção à Basílica de Nazaré.
Ela estava nas ruas de Belém carregando uma imagem de Nossa Senhora nos braços e conta que agradeceu pela saúde dos familiares: a cura da mãe, diagnosticada com câncer no pulmão, e do tio, que testou positivo para a Covid-19.
“Minha mãe foi curada do câncer no pulmão, que enfrentava há dois anos. Eu cheguei com a ‘Nazica’, como tenho costume de chamar, para que ela curasse minha mãe e ela curou”, relata Érika.
Sobrevoo da Santa
A Imagem Peregrina saiu do píer na Casa das 11 Janelas e fez um sobrevoo pela cidade, passando por alguns hospitais, iniciando no Hospital da Marinha, seguindo pela Ordem Terceira, Hospital do Exército, Santa Casa e PSM da 14 de março, Beneficente Portuguesa, Hospital Amazônia, Ophir Loyola, Hospital Unimed, PSM do Guamá, Hospital HSM, Porto Dias, Hospital da Aeronáutica, Metropolitano e Abelardo Santos.
A imagem retornou para o Hangar do GRAESP, no aeroporto, e depois fez novo sobrevoo, desta vez, pelo trajeto do Círio, pousando no estacionamento da Basílica. Lá, a Imagem foi recebida pelo governador Helder barbalho e pelo arcebispo metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa.
Imagem chega à Basílica de Nazaré
Em seguida, a Imagem foi colocada na Berlinda e entrou na Praça Santuário. O público acompanhou a missa de encerramento realizada na Basílica Santuário. A missa foi presidida pelo bispo auxiliar Dom Antônio de Assis Ribeiro.
Na avenida Nazaré, em frente ao Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN), a Imagem foi retirada da Berlinda e ficou mais próxima dos fiéis. Ela foi conduzida pelas ruas ao redor do Complexo Arquitetônico de Nazaré.
A Imagem foi conduzida à Praça Santuário, onde fica até o Recírio, que será realizado dia 24 de outubro.
(Fonte:G1)