Marabá se prepara para mais uma edição do Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações de fé no Norte do Brasil. O 44º Círio, que tem como ápice a grande procissão que ocorrerá no dia 20 de outubro, deve reunir milhares de fiéis em um ato de união e fraternidade, este ano trazendo o tema: “Ó Maria, fortalecei a nossa fraternidade”.
Por meio de coletiva de imprensa realizada na manhã de terça-feira (27), a organização apresentou novidades, como o primeiro Círio da Juventude, programado para o dia 26 de outubro. Será uma procissão que sairá da Folha 28 com destino ao Santuário de Nazaré, na Folha 16. Outra inovação é a Festa das Bandeiras, que será realizada também no Santuário, com o hasteamento das bandeiras dos santos de devoção, em parceria com as demais paróquias.
A equipe de organização do grandioso evento de fé reafirmou o compromisso de garantir a segurança e o bem-estar dos romeiros durante o evento, cujo trajeto será o mesmo do ano passado, partindo da Catedral Nossa Senhora do Perpetuo Socorro na Marabá Pioneira, até o Santuário na Folha 16.
Leia mais:Em 2023, aproximadamente 300 mil pessoas participaram do Círio, e a expectativa é de que esse número se mantenha ou até aumente em 2024. O bispo dom Vital Corbellini destacou a importância do evento: “O Círio é um momento de fé e amor. Trabalhamos para que esse seja um momento de maior fraternidade entre nós. Esperamos um número maior de pessoas”.
O Círio deste ano tem como foco a fraternidade, inspirado na passagem bíblica: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mateus 23:8). A mensagem central visa promover a comunhão e o amor ao próximo, como enfatizado pelo papa Francisco e pelo bispo dom Vital.
A programação oficial está dividida em quatro categorias: geral, interna, externa e Círio Missionário, com atividades que visam levar a evangelização a todos os públicos. Entre as tradições, a ciclo-romaria será realizada no dia 12 de outubro, com início às 17h30, partindo da praça São Félix; e a moto romaria no dia 13 de -outubro, às 18 horas, com saída do Bairro Santa Rosa, em direção à comunidade Sagrada Família, no Liberdade.
Neste ano, a imagem da “Mãe Peregrina” já está sendo acolhida em peregrinação a comércios, residências e igrejas, onde a Rainha da Amazônia abençoa os devotos. E a tradicional corda de 400 metros, fabricada há quatro anos, estará presente novamente, simbolizando a união dos fiéis em torno da Virgem de Nazaré. A campanha “Não corte a corda” continua incentivando os participantes a preservar esse símbolo de devoção.
Lady Anne Souza, diretora de evangelização, destacou a programação especial deste ano e a importância da colaboração de todos os envolvidos para o sucesso do evento. “É um momento emocionante para nós, com novidades e ações que ficarão no coração dos romeiros. A programação é extensa, mas fará a diferença”, afirma.
A logística do evento inclui suporte médico, segurança e parcerias estratégicas para garantir que todos os peregrinos sejam bem acolhidos e tenham uma experiência segura. A chegada do maior evento de fé em Marabá reflete a missão de promover a fraternidade e a renovação espiritual de cada devoto. (Milla Andrade)