Correio de Carajás

Círio de Marabá reúne um mar de devotos em emocionada procissão

Um mar de fiéis tomou conta das ruas de Marabá neste domingo (20) Foto: TV Círio

“Fizemos o possível e o impossível e me sinto muito feliz em estar aqui. Esse Círio não tem explicação, confio tudo em Nossa Senhora, ela quem sabe”, disse, emocionado, o bispo Dom Vital Coberllini no encerramento do 44º Círio de Marabá, neste domingo (20).

Embora o Corpo de Bombeiros tenha registrado 240 mil fieis na procissão, o líder da igreja católica diz que mais de 300 mil pessoas participaram do evento, superando a marca do ano passado, quando o círio reuniu 300 mil devotos de Nossa Senhora de Nazaré.

A procissão percorreu os 7 km tradicionais e se encerrou por volta das 11h, um tempo considerado rápido. O Círio de 2024 ficou marcado não apenas pela velocidade, mas pela quantidade de participantes que, para o bispo e para os que estavam presentes, superou as expectativas.

Leia mais:

Em sua fala, Dom Vital ressaltou a importância da presença de romeiros vindos de várias regiões, incluindo cidades vizinhas e outros estados. Ele também citou a mobilização das comunidades locais e dos religiosos, que se empenharam em organizar caravanas. “Veio muita gente de fora, os padres e comunidades vizinhas se organizaram, um número que superou os 300 mil romeiros”.

O evento foi palco de expressão de fé e gratidão do povo de fé. Muitos romeiros caminharam para agradecer pelas bênçãos recebidas, carregando suas promessas em silêncio, enquanto outros oravam em voz alta, compartilhando momentos de devoção. “Isso é lindo, o Círio é coisa de Deus, não se explica”, comentou Dom Vital, profundamente emocionado.

A procissão deste ano foi um misto de oração e contemplação, um reflexo do fervor que acompanha o Círio de Marabá, considerado o segundo maior do Pará.

Além das demonstrações de fé, a multidão esteve presente para reforçar laços de esperança para o ano que se aproxima, buscando as bênçãos de Nossa Senhora de Nazaré. As ruas de Marabá ecoaram os cânticos dos devotos e a imagem de ‘Nazinha’, como é carinhosamente chamada, seguiu entre eles, envolta em olhares emocionados e pedidos silenciosos.

PRÓXIMO ANO

A expectativa já é grande para o próximo ano, com a certeza de que o Círio de 2024 ficará gravado na memória dos participantes. Mais do que uma tradição, o ato de fé reafirma o compromisso dos fieis com Nossa Senhora e a devoção à Rainha da Amazônia.

O Círio de Marabá deste ano registrou mais uma vez, um número elevado. Cerca de 240 mil promesseiros estiveram presentes na procissão, segundo informações do Corpo de Bombeiros de Marabá, que acompanhou todo o percurso.

O 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar informou que algumas ocorrências foram atendidas como desmaios, vertigens, pequenos ferimentos e um alarme de fogo em vegetação. No entanto, o que chamou mais atenção foi o registro de três crianças perdidas, com idades de 2, 6 e 10 anos, que, ao final, foram entregues aos responsáveis.

(Ana Mangas e Milla Andrade)