Correio de Carajás

Círio 2018: Organização realiza primeiro Simpósio Mariano em Marabá

Com o intuito de esclarecer dúvidas e aprofundar verdades sobre a divindade de Maria, mãe de Jesus e considerada pela Igreja Católica Mãe da Igreja, foi realizado no último sábado, dia 1º de setembro, no Cine Marrocos, Marabá Pioneira, o Primeiro Simpósio mariano na cidade de Marabá. O evento religioso contou com a presença de sacerdotes, religiosas, lideranças das comunidades eclesiais, pastorais e movimentos e e paróquias da cidade e do interior.

O encontro abordou temas diversos em relação à Maria. “Maria é a serva do Senhor, a mulher que nos ensina a amar a Cristo e a Igreja. Ela é a missionária que nos ensina a ir ao encontro das pessoas, assim como fez em relação à Isabel, sua prima, mãe de João Batista”, declara dom Vital Corbellini, bispo diocesano de Marabá.

Após a palavra inicial da coordenadora da evangelização do Círio e do Simpósio Mariano, Lady Anne de Souza, e uma palavra do bispo dom Vital, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi entronizada no Cine Marrocos, com cânticos e orações.

Leia mais:

O primeiro a palestrar foi dom Vital Corbellini, que falou sobre Maria, aos padres da Igreja. “O intuito era o resgate da tradição sobre aquela mulher que respondeu sim ao chamado do Senhor, pela qual veio a vida e a salvação, diante de outra mulher, Eva, que trouxe a desobediência e a morte”, destacou, acrescentando que os primeiros escritores cristãos expuseram as principais verdades sobre Maria. “Enfatizando sua virgindade e concepção livre do pecado original”, explicou.

A segunda palestra foi apresentada pelo padre Cícero Edvam Magalhães que falou sobre Maria, no Novo Testamento. “Maria ganha destaque nos evangelhos, de modo particular por ser a mulher cheia de graça pelo Senhor e ter respondido sim ao plano de Deus na salvação humana”, frisou.

A terceira intervenção ficou sob a responsabilidade do padre Ademir Antônio Gramelik, que falou sobre Maria, nos dogmas da Igreja. “Nós temos verdades de fé proferidas pelos Papas, pela Igreja de Jesus Cristo como a sua concepção livre do pecado original, sua virgindade e assunção aos céus. Essas verdades de fé são provenientes da Sagrada Escritura e da tradição da igreja”, pontuou.

A quarta a palestrar no encontro foi Lady Anne de Souza que falou do processo histórico do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, iniciado em Belém, em 1793 e em Marabá, em 1980. “Marabá está completando 38 anos de Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Foi muito importante o resgate histórico que nos leva a ver como o Círio surgiu em nossas terras. Esta devoção é uma das manifestações populares mais expressivas no mundo. Em nossa Diocese damos início também ao Círio Missionário, atividade muito importante que visa a visitação da Santa Peregrina”, disse.

“É uma tarde missionária em cada paróquia. Tivemos também as mesas redondas, onde o povo procurou tirar as suas dúvidas, fazer perguntas aos palestrantes”, ressaltou.

O seminário encerrou com a Missa de Envio que abençoou a comunidade presente ao evento. Neste ano, o Círio de Marabá acontece enre os dias 21 e 22 de outubro. “Esse encontro preparatório nos ajuda a viver melhor o amor que temos por Maria e por Jesus Cristo e sua Igreja”, finalizou dom Vital. (Da Redação, com informações da diocese de Marabá)