eceber ligações falsas, os conhecidos trotes, ainda é uma realidade na central de chamadas 190 do Centro Integrado de Operações (Ciop), órgão ligado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), que tem a finalidade de atender ocorrências de urgência e emergência em segurança pública. Mas os altos índices desse tipo de ligações têm prejudicado o trabalho do Centro, que integra representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, CPC Renato Chaves, Detran e Susipe.
Os altos índices de trotes provocam prejuízos para o sistema e para toda a população, pois qualquer pessoa pode necessitar de atendimento em um momento em que o atendente recebe um chamado falso e atrasa o atendimento de um caso real. Crianças e adolescentes ainda marcam o perfil de autores dessas chamadas falsas.
De janeiro a junho deste ano, a central de chamadas do Ciop 190 recebeu 635.383 mil chamadas, sendo que 582.422 (91,66%) foram atendidas e 52.961 (8,33%) foram abandonadas. Entre as chamadas atendidas, o Centro gerou 90.341 ocorrências na RMB, e registrou 45.339 (7,78%) chamadas falsas, número que já diminuiu 27,12% em relação ao mesmo período do ano anterior, mas que continua alto
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Apesar do decréscimo no índice, a diretora interina do Ciop, tenente-coronel da PM, Francimar Pinheiro, explica que esse número ainda é alarmante e precisa ser combatido para melhorar a efetividade do atendimento à população. “A atual gestão do Ciop já vem trabalhando com projetos na busca de combater os trotes para e esses resultados já demonstram isso. No entanto, chamamos atenção ainda da sociedade para nos ajudar a conscientizar pessoas que fazer trote é crime e prejudica muita gente. Em especial nesse mês de julho, gostaríamos que os pais e responsáveis nos ajudassem nesse sentido de conscientização, pois é um período de férias escolares e as crianças diminuem as atividades”, relata a oficial.
Nesse sentido, a diretora interina do Ciop, tenente-coronel PM Francimar Pinheiro, explica que o Centro continua efetuando sua missão de mediar a comunicação entre os cidadãos e os órgãos de segurança pública do Pará, e que o Centro continua realizando ações com o projeto Amigo do Ciop para diminuir ainda mais essas ocorrências. “Cada ligação falsa realizada é um tempo precioso que atrapalha o atendimento de urgência e emergência em segurança pública”, assegura a gestora.
No balanço do primeiro semestre, o Ciop ainda aponta o ranking das 10 principais ocorrências geradas na central 190. E a “poluição sonora/perturbação do sossego alheio” continua no topo com 28.842 (34%) ocorrências.
Confira o ranking das 10 principais naturezas de ocorrências na RMB, de janeiro a junho de 2019:
1- Poluição sonora: 28.842 (34%)
2- Situação/atitude suspeita: 8.891 (10%)
3- Lesão corporal: 7.576 (9%)
4- Ameaça: 4.436 (5%)
5- Briga: 4.080 (5%)
6- Roubo: 3.419 (4%)
7- Drogas Ilícitas: 2.860 (3%)
8- Ocorrências com animais: 2.754 (3%)
9- Acidente de Trânsito: 2.564 (3%)
10- Desordem: 2.558 (3%)
PROJETO AMIGO DO CIOP
O projeto “Amigo do Ciop” é uma iniciativa do Centro Integrado de Operações, organizado por uma comissão de trabalho na gestão de 2019. O objetivo do projeto é promover uma aproximação da população junto ao Ciop e seus Núcleos, conscientizando e fidelizando pessoas para a missão do Centro, para ajudar a combater situações que dificultam o serviço de call center e a sociedade como um todo, como os trotes para o 190 e a Poluição Sonora. O projeto tem proporcionado palestras de conscientização contra o trote para crianças e adolescentes, e tem realizado visitas monitoradas também, para que os mesmos compreendam o fluxo do serviço e a missão do Ciop, que está disponível para atender a população diariamente por 24 horas.
(Agência Pará)