Cerca de cinco mil pessoas participaram do 1º Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Redenção. A celebração transcorreu na manhã de domingo, 21, e teve como tema: “Maria mãe e mestra”. Os fiéis não esconderam a alegria de participarem da festividade religiosa. Redenção é a primeira cidade no sul do Pará a realizar o Círio de Nazaré, padroeira do Estado e Rainha da Amazônia.
A programação incluiu missas, novenas e a transladação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré em procissão. Antes das seis horas da manhã do domingo os devotos já se reuniam para a missa campal do Círio, na Paróquia Nossa Senhora das Graças. Logo após a cerimônia religiosa, pessoas de todas as idades puderam pegar um lugar nos 120 metros de corda do Círio estendida em formato de “U” e sair em procissão, seguindo os símbolos de fé e devoção: corda, a coroa e o manto da santa.
O trajeto dos romeiros passou pelas principais avenidas da cidade e, ao longo do percurso, pétalas de rosas foram jogadas de um helicóptero sobre a procissão, enquanto os devotos entoavam cânticos religiosos. Depois de cerca de seis quilômetros de cortejo, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré chegou até Paróquia Cristo Redentor para a missa de encerramento da festividade. (Delmiro Silva)
Leia mais: