As queimadas e a fumaça não são novidade no período de estiagem no sudeste do Pará, por vários fatores, mas principalmente por queimadas irregulares, que causam todo tido de perigos e fazem as autoridades se desdobrarem no combate. Nesta segunda-feira (5), no entanto, quase toda a área urbana de Marabá amanheceu o dia envolta em uma “cortina” de fumaça densa, segundo moradores dos complexos Cidade Nova, Marabá Pioneira e Nova Marabá. Na noite de domingo a ocorrência já era percebida.
Consultados sobre o assunto, os militares do 5º Grupamento de Bombeiros avalia que a cidade está sob fumaça de queimadas intensas na zona rural e na área de uma reserva indígena da região. O clima abafado e seco, destaca o tenente BM Antunes, contribui para o acúmulo de fumaça no céu no amanhecer do dia e início da noite.
Leia mais:Quanto às queimadas urbanas, os bombeiros destacam que estão combatendo os focos diariamente em vários pontos da cidade, inclusive com suporte de caminhões tanque da Prefeitura Municipal, para conseguir dar conta de dezenas de focos simultâneos.
(Da Redação)