É Círio outra vez! E a contagem regressiva indica que faltam apenas oito dias para a grande caminhada da festa da fé em Marabá, que acontece no domingo (20). A berlinda está sendo preparada, o manto recebe seus derradeiros ajustes, a imagem peregrina visita os últimos locais antes do grande dia e o Correio de Carajás anuncia a programação do 44º Círio de Nazaré.
Neste sábado (12), acontece a ciclo romaria, momento especial para aqueles que além de romeiros, também são ciclistas. O pedal inicia às 17h30, com saída da Praça São Félix de Valois, na Marabá Pioneira, e chegada na Comunidade Nossa Senhora das Graças, no bairro Santa Rosa do mesmo núcleo.
Mais tarde, às 19h30, é o momento da santa missa, que acontece na igreja matriz São Félix de Valois.
Leia mais:No domingo (13), quem vai às ruas acompanhar a “santa passeadeira”, são os motociclistas. A moto romaria sairá da Comunidade Nossa Senhora das Graças, às 18 horas, com destino a Paróquia Sagrada Família, no bairro Liberdade, núcleo Cidade Nova.
Logo após, às 19h30, acontece a santa missa e benção aos motoqueiros no Ginásio Irmã Teodora, também no Liberdade.
Na segunda-feira (14), o programa “É Círio outra vez”, será transmitido a partir das 20 horas, ao vivo, no canal TV Círio Marabá, no Youtube.
Terça-feira (15), a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visita a Câmara dos vereadores, no bairro Amapá, núcleo Cidade Nova, onde acontece uma sessão solene.
Já na quarta-feira (16), é o momento de envio e vestimenta da guarda da santa, com uma missa realizada no Santuário Nossa Senhora de Nazaré, na Folha 16 do núcleo Nova Marabá.
No sábado (19), a maratona do 44º Círio se intensifica e logo pela manhã, às 7 horas, será realizada a santa missa na matriz São Francisco de Assis, núcleo Cidade Nova. Na sequência, às 8 horas, inicia a romaria rodoviária, que vai sair da Praça São Francisco, seguindo pelos bairros Laranjeiras, Liberdade e Nova Marabá, com encerramento no Santuário Nossa Senhora de Nazaré, na Folha 16.
No mesmo dia e local a imagem será acolhida pela banda do 4º Batalhão de Polícia Militar, às 11h30, na oportunidade os veículos e agentes de segurança serão abençoados.
Poucas horas depois, às 15 horas, inicia a santa missa no Santuário, em preparação para a transladação da imagem para o Porto das Mangueiras. A saída está programada para às 16 horas.
Após a curta caminhada é chegada a hora do belo, singelo e emocionante Círio Fluvial, a partir das 17h30. Neste momento a berlinda desce o Rio Tocantins em direção à Colônia de Pescadores Z30. De lá, a romaria segue até a Catedral Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Às 19h30, também na catedral, acontece a missa de apresentação de um dos maiores símbolos do Círio, o manto da Nazinha. Tradicionalmente, ele é trocado a cada ano e sua revelação, na noite anterior a grande caminhada, é um momento marcante para os devotos.
No grande dia, domingo (20), a programação inicia às 06 horas, com a santa missa na catedral. A saída do 44º Círio está programada para acontecer às 07 horas. A previsão de chegada é para algumas horas depois, às 11h30, no Santuário Nossa Senhora de Nazaré, onde também acontece a missa de encerramento da festa da fé.
Mas não para por aí. No sábado seguinte, dia 26, acontece o 1º Círio da Juventude, com saída às 17 horas da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, na Folha 28.
O mês dedicado à Nossa Senhora de Nazaré termina no dia 27, domingo, às 6 horas, com a já tradicional Corrida do Círio.
(Luciana Araújo)