Correio de Carajás

Ciclo e moto-romarias espalham a fé pelas ruas de Marabá

Nem a chuva que caiu no domingo intimidou os fieis que participaram da moto-romaria/ Fotos: Divulgação Pascom/Diretoria do Círio

Faltando alguns dias para a grande festa da fé marabaense, o 42º Círio de Nazaré, a programação que gira em torno da romaria começa a se intensificar. Este ano, os devotos da Nazinha contaram com duas novidades: a ciclo e a moto-romaria. Pequenos prelúdios da grande peregrinação que tomará conta das ruas de Marabá no próximo domingo, 16.

Nas duas ocasiões, a berlinda contendo a imagem de N. Sra. de Nazaré foi transportada na carroceria de uma caminhonete e liderou os romeiros. Viaturas da Polícia Rodoviária Federal e do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) fizeram a escolta do veículo.

No último sábado, 8, a ciclo-romaria teve início na Paróquia Bom Pastor, Folha 33 (Nova Marabá). Com sinalização e segurança, o cortejo seguiu por algumas das principais vias da cidade: VP8, VP7 e VP3, passando pelas Folhas 31, 32, 27, 28, 16, 15, 23 e tendo como ponto de chegada a Capelania Santo Inácio de Loyola, na Vila Militar da Folha 14.

Leia mais:
Em suas bicicletas, dezenas de devotos tomaram as ruas da Nova Marabá no sábado à noite

Na Capelania, Nazinha e os ciclistas foram recebidos pela banda do Exército Brasileiro, que tocou músicas em homenagem à Nossa Senhora. A ciclo-romaria finalizou com a santa missa. Nas imagens capturadas neste final de semana, os celebrantes da cerimônia eucarística aparecem vestindo trajes verdes, cor que simboliza a esperança e é usada no período do chamado Tempo Comum.

Sob a chuva que caiu no domingo, 9, a moto-romaria saiu da Folha 14 e seguiu até a Paróquia Nossa Senhora Sagrada Família, Avenida Brasil, no Bairro Liberdade. Neste dia a peregrinação passou por três núcleos marabaense: Nova Marabá, Bairro Pioneiro e Cidade Nova.

O cortejo percorreu a VP3 até a Transmangueira; na sequencia ela seguiu pela Avenida Silvino Santis, pela Travessa João Parsondas de Carvalho, e atravessou a Avenida Antônio Maia, indo direto pelo bambuzal até a BR-230. De lá foi feito o acesso pela Avenida Antônio Vilhena, seguiu pela Rua Duque de Caxias e finalizou na Paroquia Nossa Senhora Sagrada Família, na Avenida Brasil. Na oportunidade, os veículos foram abençoados com água benta.

Confortáveis e em segurança, os pequenos fieis participaram da ciclo-romaria, novidade na programação de 2022

As romarias adicionais, além das visitas às comunidades, estendem o Círio para além do domingo, alcançando aqueles que por algum motivo não conseguirão participar da caminhada principal.

Dezenas de pessoas, de todas as idades, acompanharam as procissões em homenagem à virgem de Nazaré. Para os devotos da virgem, o mês de outubro é um dos mais importantes do ano. Fé e amor são exalados pelas ruas de Marabá, emocionando até mesmo aqueles que não praticam a religião católica.

CÍRIO DAS CRIANÇAS

Os pequenos também têm sua chance de realizar a peregrinação, em uma caminhada menos intensa, mas igualmente repleta de fé. Algumas igrejas, ao longo da programação oficial, realizam o Círio das Crianças, e foi o que aconteceu neste final de semana, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na Folha 28.

“Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas”

Agarrados à corda, um dos principais símbolos do Círio, a devoção é perceptível nos rostinhos dos pequenos. Para os católicos, este é um momento de incentivar, no coração infantil, o amor e a fé pela padroeira do Pará.

Outras paroquias irão realizar a romaria mirim no próximo dia 12, quando é comemorado o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças.

No Círio das Crianças, os pequenos tiveram a oportunidade de fazerem a caminhada segurando a corda

DETALHES DA BERLINDA

Guardada em uma casinha de vidro durante as peregrinações, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré é cercada por flores naturais, tanto na parte de dentro, quanto em toda a extensão da berlinda. Esta última é pintada de dourado e possui quatro pontas de madeira, de tamanho adequado para que a estrutura seja carregada nos ombros de seus guardas.

Flores naturais embelezam a berlinda

O manto oficial, um dos elementos mais fortes de Nazinha, será apresentado na missa de sábado, 15, à noite, véspera do Círio, e é grande a expectativa para sua revelação. Até lá, a imagem é abraçada por artefatos de anos anteriores. (Luciana Araújo)