De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, o período de chuvas intensas que assola o Pará deve continuar até meados de maio. A média do volume dessas chuvas tem se mostrado bem maior do que no ano passado, como é o caso de Paragominas que registra 263 milímetros acima da média esperada para o mês. Toda essa quantidade de água tem causado alagamentos e diversos transtornos em várias regiões do território paraense. Diante desse cenário, os cidadãos devem ficar atentos aos perigos que a energia elétrica pode representar nessas situações.
O executivo da área de segurança da Celpa, Alex Fernandes, explica que as ocorrências de alagamento em residências merecem atenção redobrada, pois um fio descascado nessa circunstância pode indicar fatalidade. “É importante ficar sempre atento ao estado das instalações elétricas internas, porque se essa residência vier a alagar e um fio descascado estiver no chão, todo o volume de água ficará energizado e causará choque de grande intensidade. Por isso, a primeira coisa a fazer em caso de inundação é desligar os disjuntores”, alerta o executivo.
A concessionária de energia também orienta que em casos onde a inundação atinja o nível das tomadas da residência ou comércio, é necessário chamar um profissional qualificado para fazer uma revisão antes que os disjuntores sejam novamente ligados. “Nós reforçamos sempre que somente profissionais habilitados podem ter contato de forma segura com a energia elétrica. Então, chame alguém que realmente entenda do assunto para evitar maiores transtornos”, ressalta Alex.
Leia mais:Outro alerta para a época de chuvas está relacionado a situações em que pessoas estão ao ar livre na hora das tempestades. Nesses casos, o ideal é procurar um abrigo seguro e longe de árvores, que podem ser atingidas por raios e pode haver queda de galhos. Os veículos automotores costumam ser um bom abrigo devido as suas características isoladoras. Outra orientação importante é não se aproximar de cercas de arame e varais metálicos que podem conduzir eletricidade quando em contato com uma fonte de energia.
Fique atento às dicas de segurança:
– Durante as chuvas, evite manutenção em telhados. Há risco de queda de raios.
– Não faça o uso do celular se ele estiver com o carregador conectado a tomada.
– Desligue imediatamente os disjuntores em casos de inundação.
– Equipamentos que não estiverem sendo utilizados, devem ficar desligados da tomada.
– Nunca se aproximar de cavos ou fio partidos em vias. Entrar em contato imediatamente com a Celpa pelo número 0800 091 0196.
– Somente profissionais habilitados pode manusear instalações elétricas de forma segura. (Divulgação/Celpa)