A forte chuva que caiu em Marabá na manhã desta sexta-feira (11) causou diversos pontos de alagamento em diferentes bairros da cidade, como Cidade Nova e Laranjeiras, acarretando em prejuízos para os condutores de veículos que atravessavam as vias e para comerciantes e moradores que tiveram os imóveis tomados pela água.
Os alagamentos, problema constante no período de chuvas no estado, é sempre marcada pelos estragos e reclamações de quem sofre com eles. “Esse é um problema bem antigo e contínuo nessa região, principalmente por causa dos bueiros que foram mal executados e são finos, o que não comporta a demanda da quantidade de água que cai”, explica Alexandro Canastro dos Santos, dono da loja Construcéu, localizada na Avenida Boa Esperança, uma das mais afetadas nesta manhã.
O comerciante também explicou quais medidas são tomadas por ele e outros donos das lojas da avenida em situações recorrentes como essa. “Sempre que cai essa chuva forte, precisamos colocar placas na porta do estabelecimento que impedem que a água entre, além de um caminhão atravessado na rua para que outros veículos não tentem passar pela avenida empurrando essa enchente pra dentro”.
Leia mais:Francisco Arles, conhecido como Bolinha, nome do posto que possui no Cidade Nova, falou sobre como conseguiu contornar o problema que incessantemente acometia seu estabelecimento. “Já não mais atrapalha como antes, pois levantamos os tanques de combustível e a água não chega até eles. Agora só falta fazer uma drenagem bem feita, uma vez que a manilha de sessenta não suporta a enchente, o que prejudica os comércios da avenida (Nagib Mutran)”.
Para ele, o problema poderia ser facilmente resolvido e acredita que em breve o será. “Através das drenagens que as bombas de vazão farão em momentos como esse, que o prefeito Tião Miranda colocará”, acrescentou, com fé na administração do chefe do poder executivo.
(Thays Araújo)