Churrasquinho de gato, espetinho… Não importa o nome, é sempre uma delícia. Concorda? Os órgãos de segurança veem a guloseima por outro ângulo neste carnaval de 2024.
A reportagem do Correio de Carajás recebeu nesta quarta-feira, 7, a portaria nº 1/2024, que versa sobre as proibições que serão empenhadas no Carnaval deste ano. O documento é assinado por dez órgãos, municipais e estaduais. Na lista de vetos consta um objeto que muitas vezes passa despercebido, mas que pode causar acidentes graves entre os foliões, o palitinho de churrasco.
O famoso “espetinho de gato” terá de ser desfrutado de uma outra maneira durante os dias da folia carnavalesca, em Marabá (10, 11, 12 e 13 de fevereiro). A portaria que regulamenta as proibições durante este período, destaca em letra maiúscula que “CHURRASQUINHO EM ESPETOS ou PALITO” não devem ser utilizados nos locais de festa. A preocupação dos órgãos de segurança é que o objeto seja utilizado como arma.
Leia mais:A comercialização de bebidas em recipientes de vidro entra no mesmo esquema e, também, é vetada. Mas não para por aí.
Os foliões que gostam de misturar álcool e festa, devem ficar espertos, pois foi determinado que a venda de bebida alcoólica, para consumo imediato, deve acontecer até a meia noite. A exceção cabe aqueles que possuírem uma licença especial. Ela também não deve acontecer após o término do evento.
Para quem curte som automotivo, os dias oficiais de Carnaval não são o melhor lugar para aproveitar essa brincadeira, pois seu uso – e de outras aparelhagens sonoras – está proibido. Somente o som doméstico será permitido e, além disso, foi vedada a realização de qualquer evento familiar, folclórico ou cultural, que cobre ingressos ou realize venda de alimentos.
Somado a tudo isso, os brincantes devem ficar de olho no lugar onde irão parar seus veículos, pois estacionar carros nos corredores da folia, ou locais de festa, não será possível. Essa é mais uma proibição da portaria.
Ela também diz que os horários de funcionamento dos estabelecimentos devem ser observados conforme as licenças específicas e que o uso de trio elétrico só será permitido com alvará expedido pela Divisão de Polícia Administrativa, sendo liberados no máximo cinco trios por bloco.
Essas regras são válidas durante os quatro dias do evento oficial do município e a portaria é assinada pela Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Cultura, Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano, Guarda Municipal de Marabá, Vigilância Sanitária, Secretaria de Meio Ambiente, Departamento Municipal de Segurança Patrimonial e Departamento Municipal de Postura.
(Luciana Araújo)