Na manhã desta segunda-feira (24), a Defesa Civil de Marabá informou que 41 casas já foram afetadas pelas cheias dos rios Tocantins e Itacaiunas. De acordo com o relatório divulgado, do total, 22 famílias estão desalojadas, sendo 10 do bairro Novo Planalto (núcleo Cidade Nova), sete da Vila Canaã (Marabá Pioneira) e cinco da Folha 14 (Nova Marabá).
Douglas Magno, representante da Defesa Civil, informou ao Correio de Carajás nesta manhã que as famílias classificadas como desalojadas não estão em abrigos, mas mudaram para casa de parentes, alugaram outras residências ou foram para outros imóveis de sua propriedade.
Douglas também disse que há um planejamento de 13 locais para a construção de abrigos. “A quantidade de famílias alocadas vai depender do nível dos rios”, declarou. Também nesta segunda, a reportagem esteve na entrada da Marabá Pioneira e verificou que abrigos estão em construção no Centro de Esportes e Lazer Paulo Marabá.
Leia mais:No mesmo boletim emitido pela Defesa Civil, foi informado que às 07h15 desta segunda o nível do rio Tocantins era de 9,32 metros, classificado como situação de alerta. A medida é 0,24 centímetros a menos do que o projetado pela Eletronorte no relatório emitido na sexta-feira (21) e que informa as vazões do rio Tocantins em Marabá e Tucuruí.
Quanto ao rio Itacaiunas, os dados da Defesa Civil Marabaense informam que o nível é de 9,58 metros, também em situação de alerta. (Luciana Araújo)
