Correio de Carajás

Ceter promove debate sobre qualificação do trabalhador parauapebense

No intuito de traçar diretrizes para promover políticas públicas na área da qualificação e capacitação do parauapebense, a Coordenadoria Especial de Trabalho, Emprego e Renda (Ceter), promoveu na manhã desta quinta-feira (30) reunião com empresários que ofertam cursos profissionalizantes. O evento foi realizado na Prefeitura de Parauapebas.

O diretor de qualificação e capacitação da Ceter, Marksan Gomes, destaca que a importância da reunião é estreitar laços. “Para que a gente possa capacitar e qualificar os nossos munícipes de Parauapebas”, diz, relembrando que Parauapebas chegou a ocupar o 5° lugar em geração de emprego, no ano de 2019, em todo Brasil, e 1° lugar no estado.

Marksan Gomes: “A gente está em ascensão, a cidade voltou a crescer, voltou a ter demanda de ofertas de emprego”

“A gente está em ascensão, a cidade voltou a crescer, voltou a ter demanda de ofertas de emprego, e a gente tem essa preocupação de estar qualificando, a Ceter está nessa direção”.   Para o diretor, é muito importante haver qualificação para que as vagas que estão sendo ofertadas sejam preenchidas por moradores da cidade, e não por profissionais que estão vindo de outras localidades. 

Leia mais:

O coordenador da Ceter, Girlan Pereira, pontua que a criação da Coordenadoria Especial foi uma necessidade da própria sociedade local, reivindicada e apontada pelos movimentos sociais. “Nós aumentamos o atendimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine), hoje sob gestão da Ceter, nós conseguimos aumentar o atendimento de 10 mil para 51 mil atendimentos, isso já demonstra que com a existência do órgão nós melhoramos o atendimento e também a intermediação da mão de obra”, cita Girlan.

Para Girlan Pereira, é preciso valorizar a mão de obra local, fomentar e dar condições de melhores concorrências

Para o coordenador, é preciso valorizar a mão de obra local, fomentar e dar condições de melhores concorrências, como a qualificação profissional, o que significa também preparar melhor o munícipe para o mercado de trabalho.

“Nós fazemos a discussão e a promoção dessa política pública, quem realmente emprega é o segundo setor e também o próprio setor público. As empresas locais têm peso muito grande no que se refere a geração de emprego. Na reunião de hoje por exemplo estamos falando da política de qualificação profissional, dos desafios que nós temos, por exemplo, para inserir o jovem no mercado de trabalho, o estudante no estágio”, finaliza Girlan Pereira.  

Luza Moreira é diretora de uma escola técnica e avaliou positivamente o encontro. “Esse momento hoje foi muito importante para nós, que somos do ramo da educação, a educação é sempre o melhor caminho, e nós estamos estreitando esses vínculos para ficar na nossa comunidade a renda local, para que possamos crescer, gerar emprego e renda para a nossa cidade”. (Theíza Cristhine)