Correio de Carajás

Certificação reconhece boas práticas de alimentação sustentável do Hospital Regional de Marabá

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Para celebrar, pelo quinto ano consecutivo, a renovação do selo de qualidade “Green Kitchen” (em português, Cozinha Verde) em alimentação sustentável, o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP) em Marabá (PA), promove na próxima quinta-feira (9), o ciclo de palestras “Alimentação Saudável e Qualidade de Vida”, direcionada para usuários e colaboradores da instituição.

As palestras serão realizadas na unidade, que pertence ao Governo do Estado do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde, e tem como objetivo apresentar as ações do programa “Green Kitchen”. A ação também visa conscientizar os participantes sobre os benefícios de uma alimentação saudável, para a prevenção e o combate de doenças, e os seus impactos positivos para a melhoria da qualidade de vida.

Além das palestras, será realizada a ação educativa “Mesa Sustentável”, que visa dar dicas sobre receitas gastronômicas, que são feitas com o aproveitamento integral dos alimentos, evitando o desperdício.

Leia mais:

Green Kitchen
O selo “Cozinha Verde” é concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam) do estado de São Paulo, em reconhecimento ao uso de práticas sustentáveis e constante busca pelo aprimoramento do padrão de qualidade da alimentação dos pacientes.

Dentre as ações realizadas que garantiram mais uma vez a certificação à cozinha do HRSP, estão o uso de produtos de limpeza biodegradáveis, treinamento da equipe sobre temas relacionados à sustentabilidade e alimentação natural e, ainda, a separação dos resíduos inorgânicos e de óleo vegetal para reciclagem.

A unidade conquistou a certificação pela primeira vez em 2015, sendo o primeiro hospital da região Norte e Nordeste do Brasil a conseguir o selo. O HRSP manteve a certificação em todos os anos seguintes e agora celebra mais uma renovação.

Para nutricionista da unidade, Nathalia Lobato, o selo ratifica o bom trabalho que a nutrição desenvolveu dentro do hospital durante o ano, com uma alimentação saudável e balanceada, que contribui para fortalecer o sistema imunológico e acelerar a recuperação dos pacientes. “Fomos pioneiro com essa certificação e, desde então, estamos sempre em busca de melhorar nossos resultados. Estamos cumprindo práticas importantes e buscamos oferecer cada vez mais uma alimentação saudável, adequada e sustentável”, explicou.

Sobre a Unidade
Referência em atendimento de média e alta complexidades para 22 municípios paraenses, o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP) tem 115 leitos, sendo 77 de Unidades de Internação e 38 de Unidades de Terapia Intensiva. Possui perfil cirúrgico e habilitação em Traumato-ortopedia pelo Ministério da Saúde, oferecendo atendimento gratuito nas especialidades de Cardiologia, Cirurgia Buco-maxilo-facial, Cirurgia Plástica Reparadora, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Fisioterapia, Infectologia, Medicina Intensiva adulto, pediátrica e neonatal, Nutrição, Obstetrícia de Alto Risco, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Neurocirurgia, Terapia Ocupacional, Traumato-ortopedia, Nefrologia e Anestesiologia. A unidade também conta com um Centro de Hemodiálise com 22 máquinas disponíveis para a sociedade.

(Divulgação HRSP)

Mais

Recém-nascido com doença rara é transferido de Marabá para Porto Alegre

Recém-nascido com doença rara é transferido de Marabá para Porto Alegre

O pequeno Enrico Ferro, de 22 dias, foi transferido de Marabá, sudeste do Pará, para Porto Alegre, no Rio Grande…
Correio FM e TV Correio têm programação especial no Dia das Mães

Correio FM e TV Correio têm programação especial no Dia das Mães

A manhã de sábado (8) foi comemorando um Dia das Mães antecipado, com gostinho de quero mais. “Foi só um…
Legado de Melquíades à educação de Marabá

Legado de Melquíades à educação de Marabá

A educação marabaense, nas últimas quatro décadas, recebe, de alguma forma, as digitais de Melquíades Justiniano da Silva. Esse baiano,…
Postagem que associa Doria e Lulinha na compra da Coronavac é falsa

Postagem que associa Doria e Lulinha na compra da Coronavac é falsa

  Falso No site oficial da Nasdaq, bolsa de valores dos Estados Unidos onde está listada a Sinovac, fabricante da…
DMTU faz o lançamento do Movimento Maio Amarelo

DMTU faz o lançamento do Movimento Maio Amarelo

Com o objetivo de colocar em pauta o tema da segurança viária, o Movimento Maio Amarelo nasce com a proposta…
Dia 10 de maio marca a emancipação de oito municípios da região

Dia 10 de maio marca a emancipação de oito municípios da região

Esta segunda-feira, 10 de maio, será um feriado especial para muitas cidades do Pará. Mais precisamente para 15 municípios, que…