Uma embarcação que transportava cerca de 200 metros cúbicos de madeira serrada, com nota fiscal e guia florestal vencidos, foi flagrada durante as ações de inspeção naval no contexto da Operação “Verde Brasil II”, em Barcarena, nordeste do estado. As informações foram divulgadas pela Marinha do Brasil nesta terça-feira (9).
Os documentos foram verificados por agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que participaram da abordagem. Além da carga irregular, foi averiguado que o ferry-boat não dispunha de todos os tripulantes exigidos, colocando em risco a navegação e a salvaguarda da vida humana.
A embarcação foi conduzida até o Porto de São Domingos, em Belém, onde uma equipe da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental deu continuidade ao processo de autuação e demais trâmites administrativos, conforme consta na Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário. Já a madeira apreendida ficará sob a responsabilidade do Ibama, que tomará as medidas cabíveis. (Fonte:G1)
Leia mais: