As celebrações de fim de ano reúnem receitas tradicionais e ceias fartas que, em clima de comemoração, podem levar a excessos na alimentação.
Segundo especialistas, administrar as refeições durante as festas e aproveitar da melhor maneira não requer restrição, requer atenção.
“Não é preciso recorrer a dietas restritivas ou ‘milagrosas’ neste período. A alimentação saudável deve ser um hábito ao longo do ano todo, e mantido nas festas. Assim, saber aproveitar essa época com equilíbrio é a chave para evitar prejuízos. O cuidado é para as quantidades de alimentos muito gordurosos, doces e drinks alcoólicos”, explica Roberta Brito, líder da área terapêutica de Cardiometabolismo e Endocrinologia na Merck Brasil
Leia mais:Pensando nisso, Tarcila Beatriz Ferraz de Campos (CRN3 15157), nutricionista do Grupo de Educação do Centro de Diabetes e Obesidade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e educadora da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), da Associação Diabetes Brasil (ADJ) e da International Diabetes Federation (IDF), reuniu dicas práticas para aproveitar as ceias de Natal e Ano-Novo:
- Comece com saladas e vegetais. Eles ajudam a controlar a glicose e a chegar à refeição principal com mais saciedade.
- Escolha suas “delícias”. Você não precisa provar tudo. Pense no que mais gosta, sirva-se em pequena quantidade e aprecie com calma.
- Priorize proteínas magras. Peru, peixe, tender sem pele e lombo são boas opções. Assim, você equilibra o prato e reduz o teor de gordura saturada.
- Intercale álcool com água. Se for beber, essa prática evita a desidratação e assim ajuda a manter o controle glicêmico.
- Coma com presença. Prestar atenção no que você come é uma forma de autocuidado, entre conversas e diversão, esteja presente na hora das refeições.
- Nada de chegar com fome. Faça um lanche leve com proteína e fibra antes de sair, como um iogurte com fruta ou 1 fatia de queijo + 1 torrada com grãos. Isso evita exageros e ajuda a manter o controle glicêmico.
- Mantenha-se ativo. Dance, caminhe, participe! O gasto calórico e o bem-estar aumentam naturalmente…
- Curta e não conte calorias. Um evento isolado não define sua saúde. O que conta é o que se repete ao longo do tempo.
Ao adotar essas orientações, é possível aproveitar as ceias de fim de ano com prazer e equilíbrio, saboreando os pratos típicos da temporada sem abrir mão da saúde.
Mais do que celebrar, as festas se tornam momentos de bem-estar e convivência à mesa.
(Fonte: Terra)
