Correio de Carajás

CCZ faz ampla varredura para vacinação de cães e gatos

Vacina antirrábica é importante para proteger a saúde dos animais contra a raiva, doença que não tem cura

As equipes do Centro de Controle de Zoonoses, formada por agentes de endemias com apoio de outros profissionais da Secretaria de Municipal de Saúde e do Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM), continuam o trabalho de varredura, de casa em casa, vacinando cães e gatos, a partir dos 3 meses de vida.

Os animais do núcleo Marabá Pioneiro já foram imunizados, agora são os da Nova Marabá que estão recebendo as ações da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica. Nesta segunda-feira, 30 de setembro, as equipes atuaram nas Folhas 16, 21, 22, 23, 28 e 29, como explica o médico veterinário do CCZ, Nagilvan Amoury.

“São duas equipes, uma que vai iniciar na Folha 29 e outra na Folha 16, pegando as Folhas 22 e 23, hoje. Essas equipes vão fazer casa a casa. Serão utilizados em torno de 26 kits, que dá em torno de 3 mil doses”, esclarece o médico.

Leia mais:

A estratégia de vacinação de casa em casa é elogiada pelos tutores dos animais, pessoas como a Rosângela Pereira Cardoso, moradora da Folha 29.

“Eu acho uma boa ação porque muitas vezes a gente não tem dinheiro pra vacinar, então eu acho isso muito importante. Às vezes, não tem como a gente ir ao CCZ, vocês vindo facilita mais”, pontua a dona de casa.

Nesta terça-feira, 1º de agosto, as equipes continuam o trabalho de vacinação nas Folhas 21, 22, 23 e 29.

No sábado, 28 de setembro, o bairro Cidade Jardim foi contemplado com a campanha de vacinação. Nos residenciais, a estratégia são pontos fixos. Uma das primeiras a procurar um dos seis pontos de vacinação foi a professora Elisamy Calvo, 40 anos, que aproveitou para levar os 4 pets, sendo três gatos e uma cadela, no ponto em frente ao Campus 3 da Unifesspa.

“A vacina antirrábica é importante para proteger a saúde dos animais contra a raiva, pois é uma doença que não tem cura, e pode ser transmitida para os seres humanos. Em relação à atuação dos agentes responsáveis pela vacinação, vejo como um trabalho de suma importância, pois a vinda deles até o bairro em que moramos, facilita aos tutores o cuidado com a saúde dos nossos bichinhos”, elucidou.

A campanha iniciou no dia 16 de setembro pelo núcleo Marabá Pioneira e, na primeira semana, contou com o apoio do Exército. Segundo Flávio Ferreira, diretor do CCZ, a meta deste ano é vacinar cerca de 30 mil animais na zona urbana e rural do município.

Vale ressaltar que todos os bairros da zona urbana receberão as equipes de vacinação. Quem não estava em casa na hora da passagem dos agentes, pode ir ao Centro de Controle de Zoonoses e vacinar o seu pet. O CCZ fica na Avenida 2000, bairro Belo Horizonte. Mais informações pelo telefone (94) 3324-4411 (WhatsApp).