Correio de Carajás

Católicos celebram centenário da igreja de São Félix

Imagem do padroeiro foi levada à praça para missa/ Fotos: Pascom

A Paróquia de São Félix de Valois deu início no dia 1º de novembro à longa programação que visa comemorar o centenário da devoção ao padroeiro do Município de Marabá. O período de 100 anos é medido pela data a que é atribuída, em 1922, a construção da primeira capela em honra ao santo aqui na cidade, por iniciativa do devoto Francisco Acácio.

A atitude de Acácio foi um pagamento de promessa a Nossa Senhora de Nazaré, sendo que ele não imaginava que estava dando início a uma tradição de devoção aquele santo. O padre Ademir Gramelik, atual pároco, é quem está à frente da programação.

O primeiro compromisso se deu na noite de 1º de novembro, na praça em frente à igreja na Marabá Pioneira, e ao ar livre, com uma Missa Histórica. “Dezenas de pessoas participaram da celebração, vivenciando um momento único, nem a falta da energia tirou o brilho do momento. Foi lindo e emocionante!”, diz informe da Pastoral de Comunicação (Pascom).

Leia mais:
Padre Ademir abriu as celebrações frente aos fieis

PROGRAMAÇÃO

A programação continua nesta quinta-feira (3), às 19h30, na nova praça do Mirante, no encontro dos rios, na orla, com mais uma missa temática. A missa se repete no dia 5 de novembro no Piso L3 do Partage Shopping, às 19h30.

A programação segue com visitas a comunidades ao longo do mês. Já no dia 19. Na Praça de São Félix de Valois, missa campal deve reunir multidão de fieis, sendo repetida no dia do padroeiro, dia 20, seguida de noite social a partir das 20h30. A data é feriado municipal.

Também no dia 20, logo às 7 horas da manhã, acontece a tradicional Corrida de São Félix, a partir da Rua 5 de Abril, na Marabá Pioneira. (Da Redação)