No ano passado o aplicativo de transporte 99 anunciou e lançou em algumas cidades do país a nova modalidade “Poupa”, que empolgou o usuário, mas deixou os motoristas cadastrados nada satisfeitos.
Ela apresenta valores ainda menores que a “Pop” e a promessa é de que as corridas custem até 30% menos em horários alternativos, fora de pico.
Em Parauapebas, a novidade chegou nesta semana. Em uma simulação realizada pelo Portal Correio na tarde desta quarta (27), por exemplo, a viagem que custaria R$ 10,90 na categoria “Pop”, sairia por R$ 9,50 na “Poupa”.
Leia mais:Acontece que a cidade comercializa a gasolina mais cara do Estado do Pará e os motoristas defender não ser viável trabalharem por valor ainda menor que o já praticado.
Também na tarde desta quarta eles decidiram se mobilizar e saíram em carreata pelas ruas do centro da cidade, causando pequenos engarrafamentos nas principais vias. Douglas Macedo, o Tubarão, resumiu para a Reportagem a preocupação dos trabalhadores.
“Essa opção ‘Poupa’ pra nós não compensa por causa do custo de vida aqui em Parauapebas que está muito alto, principalmente a gasolina. Além disso, vários motoristas trabalham de carro alugado, ou seja, muitos ainda pagam aluguel do carro e tem a manutenção”, afirma, acrescentando que nesta conta está inclusa, ainda, a porcentagem descontada pelo aplicativo. “Nós não estamos tendo desconto em combustível nenhum e está só aumentando o custo de vida”, reclama.
Sem norte definido para a mobilização – como pressionar a empresa ou mover processos judiciais – a classe afirma estar se posicionando diante da população para contar com a sensibilidade do usuário na hora de escolher a categoria, optando pela “Pop”. “O outro valor não é favorável pra gente e não dá pra ficar sem trabalhar porque nós dependemos disso. A gente tem que correr atrás do nosso pão de cada dia e a gente pede a compreensão de todos para nos ajudarem”, destaca Douglas.
À época da divulgação, a empresa explicou que a ideia por trás do “Poupa” é aproveitar o tempo ocioso do motorista, otimizando o trabalho em períodos que o número de corridas cai, como madrugada e meio da manhã.
O Correio de Carajás encaminhou pedido de posicionamento acerca da mobilização para a assessoria de comunicação da 99, mas até o momento não obteve o retorno. (Luciana Marschall – com informações de Ítalo Almeida)