O aumento de casos de covid-19 e de síndrome gripal no município de Parauapebas, sudeste do Pará, forçou a Secretaria Municipal de Educação a mudar os planos da volta às aulas, que ocorre nesta segunda-feira (24).
Inicialmente, o retorno seria em regime escalonado, com 50% dos estudantes em sala de aula por vez, porém no sábado (22) foi anunciado à comunidade escolar que as aulas começariam de forma não presencial.
O boletim epidemiológico do município divulgado neste domingo (23) aponta 40 novos casos registrados e 67% dos leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) ocupados. Até essa data, foram confirmados 58.543 casos de contaminação em Parauapebas. Uma semana antes, no dia 16 de janeiro, eram 226 contaminados a menos. Desde o dia 1º de janeiro, Parauapebas registrou 658 novos casos e 11 óbitos, uma morte a cada 2,09 dias.
Leia mais:De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a suspensão das aulas presenciais segue até o dia 1º de fevereiro, quando a Comissão Intersetorial de Biossegurança vai se reunir para avaliar o cenário e decidir se as aulas do ensino fundamental retornarão em regime escalonado no dia 2 de fevereiro, data em que terão início, ainda, as aulas dos alunos das creches, educação infantil e educação do campo.
A Secretaria orienta às famílias dos estudantes que não forem contatadas pelas escolas a procurarem a unidade para verificar se os dados fornecidos durante a matrícula do aluno estão corretos e obter mais informações. (Luciana Marschall)