Correio de Carajás

Caso suspeito de ‘doença da urina preta’ é investigado em Belém

Municípios no Oeste do Pará emitiram alerta após caso suspeito em Santarém — Foto: Marcelo Moreira/Rede Amazônica

SÍNDROME DE HAFF

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Paciente tem quadro de saúde estável, mas segue internado após comer peixe e apresentar sintomas no dia seguinte. Em Santarém, um homem morreu com suspeita da doença.

Um caso suspeito da Síndrome de Haff, conhecida como “doença da urina preta” é investigado em Belém. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), o caso é acompanhado há cinco dias, após o morador da capital paraense se alimentar com peixe e apresentar sintomas no dia seguinte.

A pessoa, que não teve identidade e idades reveladas, tem quadro de saúde estável, mas segue internada. Os sintomas apresentados foram mal estar, dores no corpo e a urina escura.

Este é o único caso em investigação na capital. No Pará, outro caso suspeito é analisado, de um homem que morreu em Santarém com suspeita da doença. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), uma nota foi emitida com orientações para que casos suspeitos sejam notificados.

Leia mais:

O peixe ingerido pelo morador de Belém não foi informado. Materiais do paciente e do peixe foram coletados e encaminhados para o Laboratório Central do Estado do Pará. O prazo para conclusão da análise não foi detalhado.

O caso é monitorado pelo Departamento de Vigilância à Saúde (Devs) e pela Vigilância Sanitária (Devisa) da Sesma e também pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) do Estado.

O que é Síndrome de Haff?

 

A síndrome está associada ao consumo de peixes como arabaiana, conhecido como olho de boi, badejo, tambaqui ou crustáceos.

A doença é causada pela ingestão de pescado contaminado por uma toxina capaz de causar necrose dos músculos.

Outros sintomas da doença são decorrentes desse quadro, como dores e rigidez no corpo, dificuldade de respirar e a urina escura, e podem aparecer entre 2h e 24h após o consumo. “A hidratação é fundamental nas horas seguintes ao aparecimento desses sintomas”, detalha a Sesma.

“A Secretaria informa que em caso de sintomas é necessário buscar atendimento imediatamente na rede pública de saúde do município”, orientou a Secretaria estadual de Saúde em nota.

 

Para prevenir a doença, a recomendação é não ingerir alimentos com origem, transporte e também armazenamento desconhecidos. No Oeste do estado, alguns municípios emitiram alertas sobre o consumo de peixes.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sespa) informou ao G1 que o monitoramento dos casos é de responsabilidade dos municípios e não informou sobre medidas a serem tomadas.

(Fonte:G1)

Comentários

Mais

Pfizer lança testes para vacina contra a gripe com RNA mensageiro

Pfizer lança testes para vacina contra a gripe com RNA mensageiro

A farmacêutica Pfizer anunciou que aplicou as primeiras injeções para avaliar em humanos uma vacina contra a gripe utilizando RNA mensageiro,…
Embrapa lança o primeiro curso on-line sobre o cultivo do açaí em terra firme

Embrapa lança o primeiro curso on-line sobre o cultivo do açaí em terra firme

A Embrapa Amazônia Oriental disponibiliza a partir de quarta-feira (29) na  vitrine virtual e-Campo, o primeiro curso sobre o cultivo do…
Movimento ocupa escola à espera de auxílio da Prefeitura de Parauapebas

Movimento ocupa escola à espera de auxílio da Prefeitura de Parauapebas

Após uma reintegração de posse, realizada na última quinta-feira (23) em área próxima a nona fase de implantação do projeto…
Equatorial Pará realiza a troca de 100 geladeiras em Marabá

Equatorial Pará realiza a troca de 100 geladeiras em Marabá

A partir desta terça-feira (28), os moradores de Marabá, vão poder se cadastrar para concorrer a geladeiras novas e mais…
Pará recebe mais 190.710 mil doses de Pfizer nesta terça-feira (28)

Pará recebe mais 190.710 mil doses de Pfizer nesta terça-feira (28)

O Pará recebeu na madrugada desta terça (28) a 91ª remessa de vacinas contra a Covid-19 enviada pelo Ministério da…
Assembleia: Encerrada com sucesso a 3ª edição do Forma Alepa

Assembleia: Encerrada com sucesso a 3ª edição do Forma Alepa

Com o compromisso de promover o conhecimento e a capacitação de prefeitos, vereadores e servidores públicos, a Escola do Legislativo,…