Correio de Carajás

Casa da Cultura lança mais dois módulos da oficina de audiovisual

CANAÃ

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás está com as inscrições abertas para dois novos módulos da oficina de produção audiovisual: introdução à direção de fotografia e introdução ao documentário. O número de vagas é limitado.

Qualquer pessoa com acesso à internet e interesse no assunto pode participar. A oficina é gratuita e on-line. Para se inscrever, basta enviar mensagem ou ligar para um desses números: (94) 99160-8186 e (94) 99220-3451. Os participantes terão direito a certificado ao final de cada módulo.

Em agosto, a Casa da Cultura realizou dois outros módulos da oficina: um de introdução à produção audiovisual e outro de introdução ao roteiro cinematográfico.

Leia mais:

Direção de fotografia

Na oficina de introdução à direção de fotografia, os alunos vão aprender o que faz um diretor de fotografia no cinema; como é feito o trabalho a partir do roteiro, mapa de cena, cor, textura e movimento de luz; a trajetória de alguns diretores e sua forma de trabalhar a luz; como realizar o seu trabalho, desde o convite para fazer um filme até o produto final na direção de fotografia.

Fernanda Brito-Gaia é quem estará à frente da oficina. Ela é diretora de fotografia atuante desde 2002. Iniciou os estudos em fotografia em 1992, em São Paulo, e durante dez anos foi assistente de câmera de grandes nomes da fotografia nacional e internacional, trabalhando em filmes como Lixo Extraordinário, que concorreu ao Oscar de Melhor Documentário em 2011, O Coronel e o Lobisomem, Última Parada 14, dentre outros.

Documentário

O módulo de introdução ao documentário é voltado para estudantes e profissionais interessados na criação documental. Ele abordará aspectos iniciais da linguagem documental, a partir de estudos de caso do cinema latino-americano e internacional, bem como a análise das formas contemporâneas do fazer documental, como a criação a partir da experiência do uso de redes sociais.

Este módulo será ministrado pela transmídia storyteller, roteirista, diretora e especialista em TV e Novos Meios pela Escola Internacional de Cine e TV de Cuba, Larissa Ribeiro. Ela é formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Pará e é uma das cinco diretoras brasileiras vencedoras do fundo Avon de Mulheres do Audiovisual (2018) para projetos de longa-metragem.

Em 2020, o seu documentário A Promessa de Iracema foi eleito best first time VR no The Fine Arts Film Festival, na Califórnia, e também recebeu menção honrosa dos jurados no Festival de Mídias Imersivas da Patagônia.

 

Serviço

 

Módulo 3: introdução à direção de fotografia

Período: de 13 a 17/09, às 20h

Plataforma: Google Meet

Oficineira: Fernanda Brito-Gaia

 

Módulo 4: introdução ao documentário

Período: 20 a 24/09, às 20h

Plataforma: Google Meet

Oficineira: Larissa Ribeiro

Comentários

Mais

Dr. Naves retorna a Marabá e é recebido com festa por familiares e amigos

Dr. Naves retorna a Marabá e é recebido com festa por familiares e amigos

José Divino Naves, mais conhecido como Dr. Naves, desembarcou às 16h30 deste sábado (18) em Marabá, após passar 5 meses…
Índice reúne dados sobre a inclusão de brasileiros com deficiência

Índice reúne dados sobre a inclusão de brasileiros com deficiência

Passados 11 anos desde a realização do último censo nacional, o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural, uma associação sem…
Anvisa aprova indicação de baricitinibe para covid-19

Anvisa aprova indicação de baricitinibe para covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou na noite desta sexta-feira que aprovou a indicação do medicamento baricitinibe para…
Pará registra 587.922 casos de Covid-19 e 16.578 mortes pela doença

Pará registra 587.922 casos de Covid-19 e 16.578 mortes pela doença

O Pará contabilizou mais 51 casos de Covid-19 e 4 mortes causadas pela doença. Segundo o boletim divulgado pela Secretaria…
“Forma Pará” recepciona calouros de Jacundá e Itupiranga

“Forma Pará” recepciona calouros de Jacundá e Itupiranga

“O Forma Pará, antes de qualquer coisa, é um programa que cuida de pessoas. E vocês também serão profissionais que…
Família de adolescente morto por “Trem da Alegria” não recebeu apoio financeiro da empresa

Família de adolescente morto por “Trem da Alegria” não recebeu apoio financeiro da empresa

A família do adolescente Marcos Henrique dos Santos, de 14 anos, que foi morto na noite desta quinta-feira (16), no…