A Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) está com inscrições abertas para diversos cursos, principalmente de música, que serão oferecidos ao longo do ano de 2020. A presidente da entidade, Vanda Américo, prevê que o número de matrículas seja recorde, ultrapassando 2.100 alunos.
Além da sede da própria FCCM, pelo projeto “Música em todo canto” há cursos sendo oferecidos nas seguintes extensões: Amapá (Instituto SERVI), Morada Nova (1ª Igreja Batista), Independência (Sociedade Espírita Casa de Eurípedes), Belo Horizonte (Igreja dos Capuchinhos), na escola José Mendonça Vergolino.
Leia mais:A presidente Vanda Américo espera, após o término do período de inscrições, fazer um levantamento da quantidade de alunos matriculados para a turma deste ano e relembra que o número de jovens inscritos nos projetos da Fundação em 2019 chegou à casa dos dois mil. “As inscrições estão abertas e podem ser feitas nas extensões e na sede da Casa da Cultura. Vale ressaltar, também, que neste momento estão acontecendo as rematrículas”, alerta.
Praça da Juventude
De acordo com a presidente, a Fundação Casa da Cultura trabalha ainda para ampliar o número de cursos oferecidos pela entidade na Praça da Juventude, no Km 7. “Nós estamos ampliando com fanfarra, para introdução de banda, e inserindo novas modalidades de esporte, como o vôlei”, destaca.
Quando questionada sobre a abertura de novas extensões para alocar a alta demanda que a escola de música recebe, Vanda antecipa que haverá concurso público específico para a FCCM em 2021. “São muitas as solicitações, mas nós não podemos abrir novas escolas porque não temos seletiva este ano. Mas um concurso deve acontecer no início do próximo ano, depois das eleições, exclusivamente para a Fundação Casa da Cultura”, adianta.
Vanda revela que foi chamada pelo prefeito Tião Miranda na semana passada para tratar da transferência da Banda Municipal – atualmente no Cine Marrocos – a FCCM. Vale lembrar que a Casa da Cultura já comporta a Banda Waldemar Henrique, tradicional em eventos oficiais do município, inclusive se apresentando no aniversário da cidade.
Ainda segundo a presidente da FCCM, o Cine Marrocos, em breve, será reformado. “Por essa reforma, a banda será por nós trabalhada na própria Casa da Cultura. Estamos fazendo um levantamento dos instrumentos, para saber quais precisam de melhoria. O Cine Marrocos está mesmo precisando, porque é um prédio histórico, muito bonito e importante na história do município”, opina. (Ulisses Pompeu e Vinícius Soares)