Correio de Carajás

Casa da Cultura de Canaã celebra o Mês do Índio

PROGRAMAÇÃO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Programação gratuita e on-line valoriza a arte indígena e sua influência na cultura brasileira

A cultura paraense é marcada por forte influência indígena. A contribuição do povo mais antigo no solo brasileiro pode ser notada na cerâmica marajoara, nos pratos típicos como a maniçoba e o tacacá, no carimbó e até nas palavras incorporadas ao português, como o próprio nome do Estado. Sim, a palavra Pará é de origem indígena e significa rio-mar em tupi-guarani.

Em reconhecimento ao papel dos indígenas na formação da cultura brasileira, especialmente a paraense, a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás celebrará o Mês do Índio em abril. A intenção é valorizar e disseminar as tradições indígenas, desde as narrativas infantis e lendas, até o significado das pinturas corporais e as características dos povos que moram no sudeste do Pará.

Quem estará à frente das oficinas, contação de histórias e palestras são artistas indígenas e especialistas na área. Para localizá-los, a Casa da Cultura entrou em contato com aldeias, associações, fundações, instituições de apoio e proteção e, ainda, departamentos de universidades paraenses que trabalham com esta temática.

Leia mais:

Segundo o gestor da Casa da Cultura, Fernando Guerra, valorizar, disseminar e dar acesso à cultura indígena é de vital importância para o reconhecimento de um dos pilares mais importantes da construção do que é ser paraense e brasileiro. “O protagonismo é uma questão central nas ações da Casa da Cultura. Ter artistas indígenas e especialistas que tratam desta temática é valorizar o local de fala destes interlocutores”, afirma.

Como participar?

A programação da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás é gratuita e on-line. Qualquer pessoa com acesso à internet pode participar. Basta enviar mensagem ou ligar para um desses números: (94) 99160-8186 e (94) 99220-3451.

Os participantes das palestras e oficinas têm direito a certificado.

Programação

Contação de história

Como nasceram os vagalumes?

Data: 13 de abril, às 20h

Autor: Paikure Ikpeng, representante da etnia Ikpeng

Contadora: Alana Lima

 

A lenda do milho para o povo Tabajara

Data: 20 de abril, às 20h

Autora e contadora: Auritha Tabajara, representante da etnia Tabajara

 

O uirapuru – lenda do folclore brasileiro

Data: 24 de abril, às 20h

Autor: Waldemar Henrique

Contador: Sulivan Wainer Neto (intérprete de Libras – Língua Brasileira de Sinais)

Oficinas

Biojoias

Data: 13 a 16 de abril, às 20h

Oficineira: Claudene Brito

Grafismo indígena

Data: 27 a 30 de abril, às 20h

Oficineira: Kuanadiki Karaja, representante da etnia Karaja

Palestra

Os povos indígenas do sudeste do Pará: história, cultura e pluralidades

Data: 19 de abril, às 20h

Palestrante: Irana Calixto, mestre em Antropologia (UFPA – Universidade Federal do Pará)

Sobre a Casa da Cultura de Canaã

O espaço cultural foi criado e é mantido pela Vale e, agora, integra o Instituto Cultural Vale. A Casa da Cultura desempenha papel de guarda e registro do acervo histórico do município, e de difusor cultural na região. Nesse sentido, promove exposições, exibições de filmes, clubes de leitura, contações de história, espetáculos de música, dança, circo e teatro, além de manter uma escola de música e dança, onde crianças e jovens têm a oportunidade de participar, de forma gratuita, de aulas de ballet clássico, canto, violão, flauta doce, musicalização infantil e percussão tradicional paraense.

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale é um instrumento de transformação social com o propósito de democratizar o acesso e fomentar a arte, a cultura e o desenvolvimento das expressões artísticas regionais. Com o objetivo de gerar impacto positivo na vida das pessoas e construir um legado para futuras gerações através da produção cultural, tem, sob sua gestão uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, atuação junto a escolas e organizações sociais, com identidade e vocação únicas, como a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA) e ainda, o Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES) e Centro Cultural Vale Maranhão (MA). Fechados temporariamente desde março de 2020 em função da pandemia da Covid-19, estes espaços mantêm programação on-line gratuita em seus canais próprios, para conservar vivo o diálogo com seus públicos. (Divulgação/Ascom)

Comentários

Mais

Parauapebas: Shopping doa terreno para construção de nova rodoviária

Parauapebas: Shopping doa terreno para construção de nova rodoviária

Uma cerimônia realizada nesta quarta-feira (23) em uma das salas do cinema que funciona no Partage Shopping, em Parauapebas, anunciou…
Lote com seis mil litros de IFA chega ao Instituto Butantan neste sábado

Lote com seis mil litros de IFA chega ao Instituto Butantan neste sábado

Nesta quarta-feira, 23, o governo de São Paulo informou, que no sábado, 26, o Instituto Butantan receberá um lote com…
DMTU: Rede de Proteção às Mulheres e Departamento de Trânsito discutem ações contra assédio no transporte público

DMTU: Rede de Proteção às Mulheres e Departamento de Trânsito discutem ações contra assédio no transporte público

Nesta quarta-feira (23), na sede do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), foi realizada uma reunião com as…
Equatorial Pará divulga nome dos ganhadores finais da promoção Energia em Dia

Equatorial Pará divulga nome dos ganhadores finais da promoção Energia em Dia

A Equatorial Energia Pará divulgou nesta terça-feira, 22, o resultado final desta temporada da promoção Energia em Dia. A campanha…
Relatório da Abin aponta indícios de irregularidades na fortuna de Luciano Hang, diz jornal

Relatório da Abin aponta indícios de irregularidades na fortuna de Luciano Hang, diz jornal

RIO — A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) produziu, em julho de 2020,  relatório que indicava problemas e inconsistências na…
Governo Federal vai fazer consulta pública para leiloar aeroportos no Pará, diz ministro

Governo Federal vai fazer consulta pública para leiloar aeroportos no Pará, diz ministro

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, divulgou na última terça-feira, 22, que o governo federal deve abrir, no…