Correio de Carajás

Cartórios de Marabá registram mais óbitos por covid-19 do que Prefeitura

Marabá possui quatro cartórios em funcionamento, que alimentam com dados civis o CRC Nacional/Foto: Divulgação

Através de uma iniciativa dos Cartórios de Registro Civil do Brasil, o Portal da Transparência tem feito uma atualização permanente do número de registros de mortes em meio à pandemia da covid-19.

A atualização é feita através de óbitos lavrados pelos cartórios.

A família tem até 24h após o falecimento para registrar o óbito em um cartório. Esse, por sua vez, tem até cinco dias para efetuar o registro, e depois até oito dias para enviar o ato à Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), que atualiza a plataforma do Portal da Transparência.

Leia mais:

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Pará, o Estado registra, atualmente, 14.814 óbitos por covid-19. No Pará, há 286 cartórios em funcionamento e, segundo registros do Portal da Transparência, feitos através das certidões de óbitos, desde o dia 16 de março de 2020, 10.641 mortes por covid-19 foram lavradas em todo o Estado.

Marabá

Em Marabá, o número de mortes divulgado pelo Portal é bem maior do que o publicado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Desde o dia 20 de abril de 2020, quando o primeiro óbito foi registrado até o dia 3 de junho de 2021, o Portal da Transparência aponta 439 mortes no município, 24 a mais que o último boletim divulgado pela Prefeitura Municipal de Marabá no dia 9 de junho de 2021, onde o número estava em 415 óbitos.

Marabá possui quatro cartórios em funcionamento, que alimentam com dados civis o CRC Nacional.

Vale destacar que somente nos 5 primeiros meses de 2021, o Portal registrou 204 óbitos na cidade de Marabá.

Das três cidades pesquisadas pelo CORREIO, apenas Marabá está apontando um número menor do que os registrados em cartório.

Parauapebas

Em Parauapebas, os números também divergem. Com dois cartórios funcionando, desde o início da pandemia o Portal da Transparência registrou 301 óbitos.

Contudo, segundo o boletim divulgado diariamente pela Prefeitura, o registro na cidade é de 423 óbitos.

Nos cinco primeiros meses deste ano, o município já registrou 134 mortes por covid-19.

Canaã dos Carajás

A Prefeitura Municipal de Canaã dos contabiliza, desde o dia 7 de maio de 2020, onde foi registrada a primeira morte por covid-19, 100 óbitos.

O número do Portal da Transparência é um pouco menor, apontando 84 mortes.

Com apenas um cartório, o município registrou nos cinco primeiros meses de 2021, 37 óbitos, segundo o Portal.

Mortes de pessoas abaixo de 60 anos

O avanço da vacinação entre idosos levou o país a registrar, pela primeira vez na pandemia, mais mortes entre crianças, jovens e adultos de covid-19 do que de pessoas a partir de 60 anos.

Os dados são dos cartórios de registro civil do país, responsáveis pelas certidões de óbito. Na semana epidemiológica de número 22, entre os dias 30 de maio e 5 de junho, 53,6% dos óbitos de covid-19 no país foram de vítimas até 59 anos de idade. Na semana anterior, essa média havia ficado em 49% – e era a maior até então.

Para efeito de comparação, na última semana antes do início da vacinação no país, entre 10 e 16 de janeiro, 77,5% das mortes registradas foram de vítimas com 60 anos ou mais e apenas 22,5% entre jovens e adultos. Em 2020, a participação de mortes na faixa etária dos 60 anos ou mais foi de 76%. (Ana Mangas, com informações do Uol)