Correio de Carajás

‘Carro voador’ da Embraer passa por regulamentação na Anac

A agência abriu uma consulta para receber sugestões que podem integrar a certificação dos 'eVTOLs’ (sigla para 'veículo elétrico de pouso de decolagem vertical') da Embraer.

Com quase 3 mil encomendas, ‘carro voador’ da Embraer passa por regulamentação na Anac — Foto: Divulgação/Anac

Com quase três mil encomendas e início de operação previsto para 2026os “carros voadores” da Embraer têm passado por um processo de regulamentação na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), responsável por supervisionar as atividades da aviação civil no Brasil.

Recentemente, a agência abriu uma consulta setorial para apresentação de sugestões e ideias que podem integrar a certificação dos “eVTOLs” (sigla para “veículo elétrico de pouso de decolagem vertical”) que serão fabricados pela empresa brasileira.

Conhecido como “carro voador”, o EVE-100, da Eve Air Mobility, empresa de mobilidade urbana da Embraer, será produzido em Taubaté (SP) e tem como objetivo tornar os voos urbanos mais acessíveis à população – leia mais detalhes abaixo.

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De acordo com a Anac, essa consulta setorial ficará aberta até a próxima sexta-feira (15) e pode ser acessada no site oficial da agênciaO intuito é reunir comentários sobre os critérios de aeronavegabilidade que serão estabelecidos para o modelo da Eve.

Questionada pelo g1, a agência explicou que são aceitos comentários em relação aos requisitos que devem ser aplicados ao modelo das aeronaves, como por exemplo:

  • peso e centro de gravidade;
  • estruturas utilizadas;
  • características de navegação;
  • contenção contra propagação de incêndios;
  • teste de durabilidade de equipamentos;
  • itens que devem ser incluídos no manual de instalação e operação do motor.

 

A partir dessa consulta, a Anac vai analisar as informações recebidas e avaliar quais delas podem ser incorporadas ao final do regulamento usado nas certificações.

Embraer anuncia parceria com aérea para carro voador operar transporte urbano nos EUA — Foto: Divulgação/Embraer
Embraer anuncia parceria com aérea para carro voador operar transporte urbano nos EUA — Foto: Divulgação/Embraer

Por enquanto, não há um regulamento específico para os “eVTOLs”, já que o modelo é novo na aviação. Portanto, de acordo com a Anac, os critérios de aeronavegabilidade usados para o “carro voador” da Embraer terão como base os requisitos contidos no Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil (RBAC).

Segundo o especialista em aviação Fernando Capuano, esse tipo de consulta é muito importante justamente por se tratar de algo novo e que ainda não tem uma regulamentação específica para certificações.

“Cada modelo de aeronave precisa seguir critérios internacionais e específicos do país onde são fabricados. Mas com os carros voadores tudo é uma grande novidade. É uma nova categoria, que não existia até hoje. Ainda não existe um conjunto de regras para os ‘eVTOLs’ e para o EVE-100”, explica.

“Então é preciso criar um conjunto de regras e normas quando surge uma nova categoria. E essa consulta serve para provocar discussões e deixar as pessoas que têm interesse na área falar e sugerir ideias. O momento delas é esse. Isso é muito importante, pois há de se ter muito cuidado na formação desse tipo de regulamento”, completa.

Conceito de eVTOL da Eve, empresa da Embraer — Foto: Divulgação/Eve
Conceito de eVTOL da Eve, empresa da Embraer — Foto: Divulgação/Eve

‘Carro voador’ da Embraer

Em julho do ano passado, a Embraer anunciou que os ‘eVTOLs’ (sigla em inglês para “veículo elétrico de pouso de decolagem vertical”), conhecidos como ‘carros voadores’, serão produzidos em Taubaté.

Como serão as viagens?

De acordo com a Eve, os ‘carros voadores’ terão alcance máximo de 100 quilômetros e vão reduzir as viagens intraurbanas de uma hora para 15 minutos (atendem 99% dos trajetos interurbanos).

Esse é o principal objetivo da inovação, além de tornar os voos urbanos mais acessíveis à população.

Em relação a um helicóptero, o carro voador terá menor custo operacional, de manutenção e menor emissão de ruído. Por se tratar de um veículo elétrico, terá também zero emissão de CO2.

(Fonte:G1)