Correio de Carajás

Carretas de atendimento em saúde chegam ao Bairro Amapá

Última parada foi a Marabá Pioneira, onde centenas de pessoas tiveram acesso a consultas médicas

A população em geral do Bairro Amapá, no complexo Cidade Nova, também terá vez e será o destino do atendimento ao longo do dia de hoje (16/11) pelas carretas consultório e profissionais médicos do Instituto Miguel Chamon. Os consultórios móveis estão montados no encontro da Rua do Aeroporto com a Rua das Cacimbas, com consultas com clínico geral, dentista, exames de ultrassonografia, consulta de vista e ainda vão ganhar os óculos, sem custo.

Público idoso está entre os que mais procura atendimento

A ação está vindo da Marabá Pioneira, onde atendeu por dois dias, em frente ao Palacete Augusto Dias, na Praça Duque de Caxias. O céu nublado nesta segunda-feira (15) e o clima mais ameno contribuíram para mais um dia de centenas de atendimentos à população menos assistida do município.

No segundo dia de atendimento no bairro, muita gente compareceu em frente do Museu Francisco Coelho para receber um atendimento médico humanizado e de qualidade.

Leia mais:
Cadastro e triagem são feitos rapidamente

Saindo de um dos consultórios com sorriso no rosto, a reportagem do Correio de Carajás avistou a dona de casa, Rosimar de Melo Sousa, de 26 anos. Acompanhada do esposo, Wellington Ferreira, e da filha, Wadyla, ela os levou para receberem atendimento oftalmológico. “O atendimento foi ótimo. Gostamos muito”, conta a mãe.

Rosimar de Melo conseguiu a consulta de vista há muito esperada

Trabalhando todos os dias em tempo integral, Wellington explica que aproveitou o atendimento no feriado desta segunda-feira para se consultar.

“De uns tempos pra cá comecei a sentir que estava com algum problema, doendo minha cabeça e os olhos vermelhos. Vi na televisão e vim. Moramos na Nova Marabá, mas como ontem foi domingo e hoje é feriado, aproveitei”, conta.

Para ele, ações como essa são fundamentais para auxiliar a população que não consegue um atendimento na rede pública e não tem condições financeiras de ir à um consultório particular. “São super legais. Nos ajudam muito. Só tenho que agradecer”.

Outro morador da Nova Marabá que esteve no atendimento em frente do Museu, na Velha Marabá, foi o estudante Steverson Dias.

Ele aproveitou a estadia na casa da namorada no bairro e os dois decidiram ir até o posto de atendimento. “Estava precisando. Foi dez! Fui muito bem atendido e foi muito rápido”.

Steverson Dias: “Estava precisando. Fui muito bem atendido e foi muito rápido”.

ATENDIMENTO

As senhas para consultas – clínica geral, oftalmologia, odontologia e exames de ultrassom – começam a ser entregues sempre a partir das 6 horas da manhã, por ordem de chegada.

O serviço mais procurado é realmente o exame de vista, além da oportunidade de receber lente e óculos de graça, ainda podendo escolher a armação entre vários modelos disponíveis. O instituto leva de 30 a 40 dias para a entrega dos óculos completos.

INSTITUTO

O Instituto Miguel Chamon é uma iniciativa do hoje deputado estadual Wenderson Chamon (Chamonzinho), quando ele ainda era vereador em Curionópolis, em 2003. A entidade, que leva o nome do avô do parlamentar, inicialmente oferecia serviços de capacitação profissional e assistência em saúde. Chegou a formar 1.200 jovens em cursos de informática.

Entre 2008 e 2016, o Instituto esteve sob a gestão do município. O parlamentar, que era o prefeito na época, transformou a entidade em um posto de saúde.

Em 2019, a entidade inaugurou nova sede naquela cidade, na Rua das Palmeiras, e passou a contar com convênio com o Governo do Pará para o atendimento itinerante que hoje é realizado em larga escala.

A ação tem o apoio institucional do Grupo Correio de Comunicação. (Da Redação)