Logo nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (6), uma cena chamava atenção de quem passava pela ponte rodoferroviária do Rio Tocantins, já na descida para o Núcleo São Félix. Uma carreta bitrem, carregada de brita, caiu na ribanceira, logo na descida para o São Félix. O acidente, que gerou apenas danos materiais, causou congestionamento até o início da tarde.
A julgar pelas marcas da frenagem, o veículo bateu na barra de proteção da ponte e o condutor perdeu o controle do caminhão. Com isso, a cabine e a primeira carroceria (semirreboque) se desprenderam a segunda carroceria, que despencou ribanceira abaixo. Até o final da manhã, nenhum responsável pelo pesado veículo havia aparecido no local.
Por volta das 10h, uma equipe do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), para tomar as primeiras providências. Um guincho foi acionado e o trânsito foi paralisado parcialmente, sendo utilizada apenas uma das mãos de direção.
Leia mais:Até ontem não havia sido informada a identificação do motorista da carreta. Uma das hipóteses é de que ele pode ter cochilado, durante a madrugada, por isso perdeu o controle do veículo.
Qualquer incidente que ocorre nessa ponte do Rio Tocantins costuma gerar engarrafamento, pois o elo rodoferroviário interliga a BR-230 à BR-222 e PA-150, de modo que o fluxo de veículos pesados é muito intenso, sobretudo no meio de semana. Tudo isso sem contar com o grande volume do tráfego doméstico.
(Chagas Filho)