Em meados de janeiro, pouco se falava sobre os preparativos para o Carnaval de Marabá e alguns eram céticos sobre uma programação pública. O dia chegou, e a cidade tem, sim, uma folia oficial. Patrimônio cultural do Brasil, é dada a largada para a festa mais aguardada do ano na cidade-polo da região com a promessa de levar diversão e alegria a milhares de brincantes.
Novo Horizonte, Velha Marabá, Nova Marabá, São Félix, Morada Nova e Liberdade contarão com estruturas próprias de shows. Na Orla, haverá o arrastão de 21 blocos de rua que integram a Liga Carnavalesca de Marabá (Licam). A festa acontece sábado (22) e domingo (23) a partir das 20 horas, além da apresentação de cantores nacionais nos palcos.
No sábado, “Banda Carnavalesca Messias” (das 22 horas até meia-noite), Belinha Lisboa (da meia-noite às 2 horas) e Dedê Costa (das 2 às 4 horas) se apresentam na grande estrutura de palco que foi montada na Praça São Félix de Valois.
Leia mais:Já no domingo, é a vez de “Banda Frevo Maior” e Júnior Ceceu (das 21 horas até meia-noite), Humberto & Ronaldo (da meia-noite às 2 horas) e “Negra Melodia” (das 2 às 4 horas) agitarem milhares de pessoas no núcleo pioneiro.
A segunda-feira (24) reserva aos foliões Beto Lima (das 21 horas até meia-noite), a sempre presente Ruanna Ly (da meia-noite às 2h) e o ‘showman’ Sérgio Cachorrão (das 2 às 4 horas).
E na terça-feira de Carnaval (25), último dia de atrações na Praça São Félix, a cantora Nilva Burjack (das 21 horas até meia-noite), Guilherme Topado (da meia-noite às 2 horas) e Luizinho Swing (das 2 às 4 horas) serão os encarregados pelo término da folia oficial.
De acordo com José Scherer, secretário de Cultura, mais de 30 agremiações serão responsáveis por animar os foliões neste Carnaval. “Teremos Fogo no Rabo e Renegados no bairro Santa Rosa. Várias outras agremiações nas Folhas 15, 18, 23, etc. Também haverá Jegue Elétrico no Km 7, Gaiola das Loucas no Novo Horizonte e por aí vai”, relata.
Ele narra, também, que é grande a expectativa para a festa carnavalesca deste ano. “Nós estamos apostando bastante neste Carnaval, que está repleto de excelentes atrações pela cidade. Vale a pena conferir”, convida.
GAIOLA DAS LOUCAS
Uma simples brincadeira entre amigos na década de 1980 se transformou em um dos maiores blocos do Pará. É o tradicional “Gaiola das Loucas”, que completa 31 anos neste Carnaval e sairá às ruas com o seu ‘arrastão’ na próxima terça-feira (25).
O bloco está com seu estande montado na Praça do Novo Horizonte divulgando a programação e fazendo a venda de abadás. A expectativa da coordenação, afirma Raimundo Neto, é que mais de 50 mil pessoas participem da festa que agiganta as ruas do núcleo Cidade Nova há mais de três décadas.
“Temos a plena certeza de que o Gaiola das Loucas movimentará milhares de pessoas aqui pelas nossas ruas, mais que no ano passado”, frisa ele.
Por lá, a festa se iniciará pela manhã com muita música boa no palco localizado em frente ao Sesi, próximo ao Lions Clube. Três trios elétricos puxarão o arrastão do Gaiola das Loucas pelas ruas daquele complexo. Durante o trajeto do bloco, não haverá som nenhum ligado dentro do circuito de Carnaval.
A partir das 17 horas, a “Banda Carnavalesca de Marabá” (com instrumento de sopro) dará início aos shows, atendendo ao gosto da chamada velha-guarda. Mais tarde, será a vez da banda “Tom Baiano”, comandada pelo vocalista Cleiton Essencial, animar a galera, ao som de muito swing e axé.
Para encerrar a festa com chave de ouro, a banda “A Proibida”, de Teresina, capital do Piauí, sobe ao palco às 21 horas para agitar os foliões, cantando os grandes sucessos de “Chiclete com Banana” e “Chicabana”.
VAI QUEM QUER
Irreverência e muita alegria prometem marcar o Carnaval de rua do “Vai Quem Quer” na segunda-feira (24). O bloco de 37 anos de existência arrasta milhares de foliões pelas ruas das Folhas 28, 27, 21 e 20 por duas horas e meia, no fim da tarde.
“Muita alegria, muita diversão e muita segurança. A presença dos foliões, essa galera animada, é muito importante”, enfatiza o coordenador do bloco, Marinho Silva.
Ele frisa que toda a programação é pensada para atender aos brincantes, levando em conta a diversão e a segurança. “O arrastão é da criança, do idoso, do jovem. A organização trabalha para dar segurança aos foliões, convidando os órgãos competentes para marcar presença. O Vai Quem Quer é família”, afirma Marinho.
DICAS PARA OS FOLIÕES:
— Mantenha-se hidratado;
— Trate bem as moças e os rapazes;
— Bebidas alcoólicas somente para maiores de 18 anos e com moderação;
— Aplique filtro solar e evite a exposição prolongada ao sol;
— Use calçados confortáveis, como tênis;
— Alimente-se bem;
— Não aceite bebidas de estranhos;
— Não consuma drogas ilícitas;
— Proteja-se das doenças sexualmente transmissíveis usando camisinha;
— Se precisar de ajuda, procure as equipes disponíveis nos eventos.
(Vinícius Soares)