O feriado de Carnaval está chegando. Momento de muita alegria, folia. Por isso, é preciso ter cuidado com a rede elétrica durante esse período, para que acidentes que representam riscos e perigos à vida sejam evitados.
Uma das principais recomendações está relacionada a materiais como serpentinas de papel ou metálicas, assim como jatos de espumas ou de água, como explica Elizabete Macêdo, técnica em Segurança do Trabalho da Equatorial Pará, concessionária de energia.
Segundo ela, o contato desses objetos com a rede elétrica jamais deve acontecer, para evitar risco de choque elétrico. Além disso, vale ressaltar que as decorações e alegorias carnavalescas não devem ser fixadas em postes ou em redes elétricas. Vale lembrar que apenas profissionais da distribuidora de energia são habilitados e autorizados, além de possuírem preparo técnico para intervir na rede elétrica.
Leia mais:Elizabete Macêdo reforça as precauções que devem ser tomadas: “Os foliões e organizadores dos blocos devem ter cuidado para que os trios elétricos mantenham uma distância segura, de pelo menos dois metros, em relação à fiação elétrica. Essa precaução é crucial para prevenir acidentes, que, em muitos casos, podem ter consequências fatais”.
Para registrar qualquer tipo de ocorrência ou acidente envolvendo a rede elétrica, deve-se entrar em contato imediatamente com a Equatorial Energia Pará, por meio do 0800 091 0196, e informar casos de risco como incêndios, faísca, cabos partidos, entre outros.
Confira outras dicas importantes:
– Não utilizar os postes para fixar ornamentações;
– Observar a existência da rede elétrica e não tocá-la;
– Não fazer ligação clandestina, pois elas aumentam o risco de acidentes com a rede elétrica;
– Não instalar nenhum enfeite próximo à rede elétrica;
– No caso do uso de trios elétricos e movimentação de carros alegóricos em vias públicas, observar se, no trajeto, não há travessia de cabos da rede elétrica que possam causar acidentes;
– Em caso de acidentes relacionados à rede elétrica, não se deve tocar ou se aproximar dos cabos caídos.