Correio de Carajás

“Careca” assalta, faz reféns, mas acaba morto pela PM em Parauapebas

Por conta da gravidade dos ferimentos, o suspeito foi levado ao HGP na viatura da Polícia Militar

Um assalto com reféns em uma residência no Jardim Planalto, em Parauapebas, levou a Polícia Militar (PM) a um confronto com suspeitos que resultou na morte de Gilberto da Silva Lopes – o “Careca” –, de 18 anos, na noite desta quarta-feira (14), em uma residência sem número na Rua Minas Gerais, no Bairro Brasília. Kaleilson Sousa Fontineles, suspeito de envolvimento no assalto, ainda está foragido.

Toda a ação da PM começou a partir de uma denúncia do crime recebida enquanto uma guarnição realizava ronda no Complexo VS-10. Os policiais se dirigiram à residência da família na Rua Justino Gonçalves, no Jardim Planalto, onde as vítimas relataram ter sido assaltadas e mantidas reféns por dois homens armados – um deles com uma escopeta e outro, de rosto coberto, com um facão.

Durante a ação criminosa, a família foi mantida presa em um dos quartos da casa enquanto a dupla subtraía diversos bens, como joias, aparelhos celulares e até mesmo produtos de higiene pessoal.

Leia mais:

Um dos agentes mostrou às vítimas fotos de homens presos recentemente na região em ações semelhantes e dois deles foram reconhecidos: Gilberto da Silva Lopes, o “Careca”, e Kaleilson Sousa Fontineles.

“Careca” morreu no leito do hospital

Em posse das informações, a guarnição localizou “Careca” em uma residência na Rua Minas Gerais, na região do Bairro Brasília. Eles se aproximaram por um terreno baldio e foram recebidos a tiros pelo grupo que acompanhava o suspeito. A guarnição revidou e atingiu Gilberto da Silva. Nesse momento, os demais teriam fugido do local, de acordo com a PM.

Com Gilberto foi encontrada uma escopeta de fabricação caseira e calibre .20 com uma munição deflagrada, além de outras duas munições intactas em um de seus bolsos. No interior da residência ainda foram encontrados 29 papelotes de maconha pesando, no total, 198 gramas.

O armamento foi apreendido no local do confronto junto de 198 gramas de maconha

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou a ser solicitado, mas, devido à dificuldade em chegar ao local, “Careca” foi levado, ainda com vida – de acordo com a PM – ao Hospital Geral de Parauapebas (HGP), morrendo na casa de saúde.

As vítimas foram apresentadas à delegacia para prestar depoimento e realizar o reconhecimento do suspeito e confirmaram ter sido “Careca”, de fato, um dos assaltantes. A arma que ele carregava também foi reconhecida. (Clein Ferreira – com informações de Ronaldo Modesto)