Correio de Carajás

Caravana do Patrimônio Cultural Brasileiro encerra temporada em Canaã dos Carajás

Espécie de grande circo itinerante, o projeto recebeu um público de 4 mil pessoas por cidade visitada nas regiões Nordeste e Norte

Depois de passar por quatro cidades do Maranhão e três do Pará, a Caravana do Patrimônio Cultural Brasileiro encerra temporada 2022 em Canaã dos Carajás, onde ficará de 21 de novembro a 5 dezembro, na Quadra de Esportes, Espaço São Pedro e São Paulo, Rua Teotônio Vilela (esquina com Praça Papai Noel).

Montado em um espaço de 520 m², o projeto permite, por meio de sete diferentes experiências interativas e sensoriais, que o público, a partir de cinco anos de idade, tenha a oportunidade de conhecer sobre o patrimônio material, imaterial, arqueológico e mundial. Todo o percurso é uma verdadeira viagem, que inclui brincadeiras, música, dança, games, exploração arqueológica com lupa e lanterna, transporte simulado de balão para diversas cidades do país, e muito mais.

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A Caravana é gratuita, aberta ao público em geral todos os dias, em dois turnos, manhã e tarde, com acesso prioritário de grupos escolares agendados, e tem capacidade de receber até 400 pessoas diariamente. O projeto iniciou sua jornada de sete meses por oito municípios do Nordeste e Norte em junho em Pindaré-Mirim, no Maranhão, passando por Alto Alegre do Pindaré, Buriticupu e Açailândia. No Pará, a Caravana foi para Bom Jesus do Tocantins, Marabá e Ourilândia do Norte.

Produzida pela carioca LP Arte, a Caravana é patrocinada pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e tem parceria das secretarias de educação das cidades visitadas. A Design de Experiência Veronica Marques foi responsável pela criação das vivências inéditas, modeladas especialmente para cada etapa do projeto.

O objetivo é que os participantes possam, por meio do conhecimento, ampliar os horizontes, valorizar a autoestima e ganhar um novo olhar para si mesmo e o mundo, por meio da vivência do patrimônio cultural. Nesse sentido, a palavra-chave da proposta é acolhimento, tendo como ferramenta três pilares: empatia, emoção e, por fim, transformação.

AS EXPERIÊNCIAS

O tempo médio em cada experiência é de 7 a 14 minutos, A primeira é a Arena do Aprendizado, onde os visitantes são apresentados, por meio de imersão em vídeo, aos bens que compõem o patrimônio material e imaterial do país. Um game interativo onde o público se diverte com danças que compõem as diversas formas de expressão da cultura brasileira faz parte da segunda fase, a de Engajamento.

Na terceira, um portal de transição com uma exposição com jornada explicativa e gamificada celebra os saberes e ofícios produzidos pela população do país e transmitidos de geração para geração. A curiosidade segue como mote da quarta experiência, que conduz os participantes por uma viagem simulada de balão pelas imagens e paisagens dos 16 destinos brasileiros considerados como Patrimônio Mundial.

Na quinta experiência é hora de colocar as mãos à obra, reconhecendo por meio da observação e da descoberta que é a criatividade humana que produz as riquezas do patrimônio cultural. Inspiração é o foco da sexta experiência, onde os visitantes, usando lupa e lanterna de cabeça, percorrem as camadas de história e compreendem mais sobre o patrimônio arqueológico. Por último, em uma arena com palavras e uma experiência simbólica e sensorial conduzida pela narração imersiva, a Caravana convida os participantes a se perceberem como parte pertencente e responsável pela cultura e pelo patrimônio.

Toda a jornada é acompanhada por monitores treinados para tornar as experiências ainda mais ricas e estimulantes. O projeto dispõe de condições de acessibilidade, com intérpretes de libras, conteúdo em braile e espaços acessíveis para cadeirantes. Ao longo de sete meses, percorrendo oito municípios, o projeto pretende alcançar 40 mil pessoas abrangendo diretamente e no entorno um total de 30 cidades e mais de 120 escolas. (Divulgação)