Marabá recebeu a partir desta segunda-feira, 10, para uma temporada de 15 dias, a Caravana do Patrimônio Cultural Brasileiro. Por meio de diferentes experiências interativas e sensoriais, o projeto permite que o público conheça mais sobre patrimônio material, imaterial, arqueológico e mundial. A inciativa é voltada para pessoas com idade a partir de cinco anos, principalmente alunos de escolas públicas, mas a programação é aberta ao público em geral e totalmente gratuita.
“Muitas vezes, os mestres, os fazedores de cultura, não compreendem muito bem a importância da sua atividade, da sua dedicação à cultura popular. E a gente foi percebendo que havia uma demanda muito reprimida no interior, porque muitos projetos culturais são pensados para as capitais. É natural, já que é o caminho mais vendável, mas nós decidimos partir em caravana para as cidades do interior”, explica o idealizador e curador do projeto, Luiz Prado.
Durante todo o percurso, o visitante embarca em uma verdadeira viagem interativa, que inclui brincadeiras, música, dança, games, exploração arqueológica com lupa e lanterna, e até o transporte simulado de balão para diversas cidades do país. “É um grande projeto, que une tecnologia e educação, entretenimento e cultura, e que foi pensado para ser um grande parque de diversões com tudo o que há de mais tecnológico. O objetivo é que, através da diversão, da educação, da cultura, a gente faça com que a população entenda o valor da nossa produção cultural”, explicou o curador.
Leia mais:Toda a estrutura, montada em uma área de 520m², tem capacidade para receber até 400 pessoas por dia, com acesso prioritário de grupos escolares agendados. A visitação conta com, ao todo, sete experiências e o passeio por cada uma delas dura entre 7 e 14 minutos. Todo o percurso é acompanhado por monitores treinados para tornar as experiências ainda mais ricas e estimulantes. Todos os espaços têm acessibilidade para pessoas com deficiência, inclusive com intérpretes de libras, conteúdo em braile e áreas acessíveis para cadeirantes. Ao final do projeto, a expectativa é que a caravana tenha alcançado 40 mil pessoas.
A Caravana do Patrimônio Cultural Brasileiro é uma produção da LP Arte e tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Desde junho, quando iniciou o projeto, a caravana já passou pelas cidades maranhenses de Pindaré Mirim, Alto Alegre do Pindaré e Buriticupu.
Já no Pará, a caravana já passou por Bom Jesus do Tocantins e, depois de Marabá, seguem para Parauapebas e Ourilândia do Norte. “Nós estamos com uma expectativa muito boa, porque Marabá é a maior cidade por onde já passamos até agora. A gente fica ansioso para saber como vai ser a receptividade do público”, afirma Prado.
Hoje, dia 11, a Caravana passa pelas escolas Duque de Caxias, Rui Barbosa, Silvino Santis, Oneide de Souza Tavares, Mário Antônio, Tancredo Neves, NEI Jurandi do Rosário Varela, e Escola Oneide de Souza Tavares.