Correio de Carajás

Caprichoso e Garantido: veja marcas que mudaram de cor por rivalidade entre os bois

Coca-Cola, Bradesco, Brahma e Azul são algumas das empresas que alteraram produtos históricos devido à rivalidade entre os bois Caprichoso e Garantido

Foto: Divulgação

A rivalidade entre Caprichoso e Garantido é grande e, com o passar dos anos, se tornou um dos maiores atrativos do Festival de Parintins. A disputa entre os bois é tão séria que divide a cidade — existem os lados vermelho e azul. E isso acaba tendo efeito, também, sobre as marcas que atuam e patrocinam o evento.

Azul, Brahma e Coca-Cola são algumas das empresas patrocinadoras do Festival de Parintins e que já alteraram — de alguma forma — suas já consagradas marcas. Só na Ilha da Magia é possível ver uma latinha de Coca-Cola ou de Brahma azul, por exemplo.

Abaixo, a CNN mostra algumas marcas que entenderam a rivalidade da festa, toparam mudar, mesmo que temporariamente, suas cores e cativaram as torcidas dos bois e o público frequentador do Festival de Parintins.

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Coca-Cola

 

Patrocinadora do Festival de Parintins há 28 anos, a Coca-Cola segue parceira dos bois e do evento em 2024. A empresa realiza múltiplas ativações, com foco na sustentabilidade e na atração às torcidas de Caprichoso e Garantido.

“Estamos construindo uma agenda positiva para o Festival e para as cidades de Parintins e Manaus. Nosso compromisso com o Amazonas não se limita ao apoio ao Festival Folclórico de Parintins e se estende para além do período festivo”, ressalta Victor Bicca, diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil.

Uma das grandes histórias da marca com o festival foi lançar uma latinha na cor azul. Padrão da Coca-Cola, a lata vermelha tinha resistência dos torcedores do Caprichoso — boi azul e branco — no período do festival. Como a empresa é parceira dos dois bois, lançou a lata azul como forma de ativação, atenção ao público e proximidade com o festival.

Coca-Cola lançou a lata azul durante o Festival de Parintins / Reprodução

Em outros momentos, a empresa decidiu mesclar as cores do festival, criando produtos para consumo das duas torcidas.

Latinhas personalizadas da Coca-Cola para o Festival de Parintins / Arquivo Pessoal/Patricia Assayag Azul

Mais nova patrocinadora do Festival de Parintins, a Azul começa em 2024 como parceira dos bois-bumbás. “O festival impacta positivamente o turismo, gera empregos e renda, transforma socialmente a realidade local. Fazer parte deste legado é um passo importante para a Azul, que vem investindo seus esforços na região”, avalia César Grandolfo, Gerente de Relações Institucionais da Azul, no lançamento da parceira da empresa com as agremiações culturais.

Para celebrar a parceria, a empresa tornou o evento capa de sua revista no mês de abril deste ano. Garantido e Caprichoso, cada um com seu exemplar, estampavam o encarte que era encontrado por clientes da companhia aérea em todo o país. Além disso, a Azul decorou um avião com as cores dos bois. Cada boi de um lado.

A surpresa se deu pelo lado do boi Garantido. Não só um grande adesivo, mas a logo da Azul também estava pintada em vermelho.

Azul pinta logo de vermelho para o Festival de Parintins / Divulgação/Azul

Brahma

A arte, feita pelo artista parintinense Ronan Marinho, personaliza as embalagens da bebida com imagens de Caprichoso e Garantido. Os produtos são exclusivos para comercialização durante o Festival de Parintins. Dentro do Bumbódromo, há a separação das vendas: o lado Caprichoso só recebe latas azuis, enquanto do lado Garantido só é possível comprar as latas vermelhas.

“Latas de Brahma estampadas em azul são raríssimas em qualquer outra ocasião. Dessa forma, a marca revela sua dedicação em refletir a essência da disputa entre os Bois, uma manifestação cultural tão significativa para os brasileiros e, portanto, relevante para Brahma”, diz Maurício Landi, diretor de marketing da Brahma.

Latas de Brahma estampadas com os bois de Parintins / Divulgação

(Fonte:CNN Brasil)