Correio de Carajás

Capivara encontrada há 16 dias na Folha 12 ainda não foi resgatada

Há 16 dias, uma capivara vem fazendo do quintal de moradores da Folha 12, Quadra 14, no Núcleo Nova Marabá, o seu lar provisório. O animal foi encontrado pela comunidade nadando em uma lagoa formada por água de esgoto, com muitas feridas e provavelmente passando fome.

No dia 1º de março, após denúncias para as equipes de reportagem do Grupo Correio, foi apurado que ela surgiu no quintal de uma moradora, onde há uma enorme poça de água que fica inundada quando ocorrem chuvas, além da água do esgoto que também fica empossada por lá.

Na época, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) foi acionada pelo próprio morador que relatou o flagrante para a Reportagem da TV Correio Marabá. Na ligação, a atendente informou que a demanda seria repassada para o Corpo de Bombeiros, já que a Semma não realiza o resgate de animais.

Leia mais:
Hoje, 16, a moradora Claudiana Nunes enviou imagens da capivara ainda no local. (Foto: Claudiana Nunes)

Hoje, 16, Claudiana Nunes, que reside próximo à lagoa onde a capivara está vivendo, relatou através do WhatsApp da Rádio Correio FM, que a capivara ainda está lá e que nenhuma equipe dos Bombeiros apareceu para resgatá-la. “Estamos com pena, pois ela está bastante ferida e fica nadando nesta água suja que pode fazer mal. Além disso, os cães a perseguem e não há nada para ela se alimentar por aqui”, desabafou Claudiana.

O Correio de Carajás entrou em contato com a Semma, pelo seu Disk Denúncias, para saber se a demanda foi realmente passada para os Bombeiros, o que a atendente não soube confirmar. “O resgate de animais é feito pelo Corpo de Bombeiros, pois aqui na Semma não temos pessoal treinado e nem equipamentos para realizar esses resgates”, informou a atendente da Semma.

Através do Coronel Lélis, o Correio de Carajás também ouviu o Corpo de Bombeiros, para saber se a denúncia foi repassada pela Semma. No entanto, o coronel informou que estava em Parauapebas e só na terça-feira, 17, poderia checar a situação e tomar as providências necessárias.

Enquanto nenhuma atitude é tomada, a capivara segue fazendo da Quadra 14 da Folha 12, o seu lar temporário, mesmo que inóspito para ela. (Zeus Bandeira)