Correio de Carajás

Canaã recebe 900 doses de vacina contra sarampo, mas apenas 10% do público é imunizado

O público alvo da campanha contra o sarampo é a população de 5 a 19 anos de idade. A vacinação começou dia 10 de fevereiro e se estenderá até o dia 13 de março. Até lá todos os moradores de Canaã dos Carajás também poderão ser imunizados contra a doença. “Qualquer pessoa que procurar uma unidade de saúde no município na faixa etária de 6 meses a 49 anos, que não tenha comprovação da tríplice viral irá receber a dose”, afirma Douglas da Costa, Coordenador de Vigilância em Saúde.

No primeiro Dia D do ano de combate ao sarampo, das 900 doses enviadas pelo Ministério da Saúde, apenas 90 foram aplicadas. “Nós percebemos que grande parte da população que nos procurou já estava vacinada, ou seja, nossa vacinação de rotina está sendo eficaz, por isso a quantidade de vacinas no Dia D da campanha foi baixa”, enfatizou Douglas da Costa. Até o dia 13 de março todos os moradores que quiserem, poderão ser imunizados.

Caso Suspeito

Leia mais:

No início de janeiro de 2020  uma suspeita de sarampo foi diagnosticada no município. Era uma criança do residencial Canaã. Os médicos fizeram toda a conduta clínica e a encaminharam ao laboratório para fazer a coleta. “Recebemos a amostra e enviamos ao Laboratório Central do Estado. O resultado foi negativo”, explica o coordenador de vigilância em saúde. Há pelo menos oito anos Canaã dos Carajás não registra casos de sarampo.

Doença perigosa

O sarampo é uma doença infectocontagiosa. O ser humano é o hospedeiro. Ela pode ser transmitida ao falar ou ter contato direto com secreções de uma pessoa infectada. Os principais sintomas são febre, manchas brancas na mucosa da boca e avermelhadas na pele que iniciam na região da cabeça e depois se espalham pelo corpo. Em alguns casos, dependendo do organismo da pessoa, essa doença pode causar complicações respiratórias, cardíacas e levar à morte.

Vacinação

As vacinas estão disponíveis nos sete postos da zona urbana, das 8 da manhã às 18h. Nas vilas Planalto e Bom Jesus as doses também já podem ser aplicadas, porém o dia D será apenas para a população de 5 a 19 anos. Na zona rural, segue cronograma específico. No dia 3 de março nas vilas Feitosa e Dona Geralda. No dia 4 na Cerede III, Umuarama/Marajaí e Vila Planalto. No dia 11 de março em Serra Dourada e na Vila Bom Jesus no dia 12 de março. Nestas datas apenas a população de 5 a 19 anos será vacinada. (Nyelsen Martins)