Em solenidade realizada na manhã de ontem, quinta-feira, 19, 39 policiais militares receberam o certificado de formação no curso de Supervisão Militar Educacional (Sume), em Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará. A turma de Canaã é a terceira a participar da formação no Estado.
O curso de 85 horas foi voltado para militares que atuam no apoio à educação e aconteceu com o objetivo de capacitar os profissionais que atuam no ambiente da escola em tempo integral para que todos tenham êxito no trato com o público juvenil. O Sume também tem o objetivo de contribuir no enfrentamento e na prevenção da violência no ambiente escolar.
Canaã dos Carajás tem o primeiro colégio militar da região a funcionar em tempo integral em parceria com a Polícia Militar. Atualmente, o Colégio Militar Ronilton Aridal atende 680 alunos.
Leia mais:Um dos formandos, o soldado Miguel, se disse feliz em ter participado da formação. “É importante para todos nós essa formação, pois estamos no cotidiano com esses alunos e é preciso estar cada vez mais preparado para este trabalho. A escola militar tem feito um bom trabalho junto a essas pessoas e muitas famílias estão sendo beneficiadas”, destacou.
A secretária municipal de Educação, Roselma Feitosa, observou que o curso de formação é importante para os policiais entenderam o aspecto pedagógico da escola. “Assim, eles podem interagir melhor com nossos alunos. Quem ganha é a comunidade escolar”, pontuou a secretária.
Para o prefeito em exercício, Alexandre Pereira, a parceria com a Polícia Militar é bastante produtiva. “Esse curso é mais um importante passo que damos para melhorar a nossa educação e trabalhar na formação de cidadãos”, concluiu. (Tina Santos – com informações da Acom PMCC)