Francisco Souza dos Santos, de 58 anos, morreu afogado quando tentava atravessar, à nado, um trecho do Rio Parauapebas, próximo à mina de ferro do projeto S11D, a 25 quilômetros do núcleo urbano de Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará. O acidente aconteceu na quinta-feira (1), por volta das 11 horas.
Segundo Evandro do Carmo, filho da vítima, Francisco saiu com a família para se divertir. “Enquanto eu organizava o almoço, meu pai levou dois netos dele para pescar. Minutos depois eu ouvi gritos vindos do local onde estavam”.
Leia mais:Evandro conta ainda que correu para ver o que estava acontecendo, quando viu o pai se debatendo na água. “Eu pulei no rio para tentar salvá-lo, mas ao chegar percebi que meu pai não estava mais respirando”, lamentou.
Francisco estava com uma rede de pesca presa ao pescoço quando o equipamento teria enganchado em uma pedra no fundo do córrego. No momento havia uma forte correnteza. O pescador não conseguiu se livrar da tarrafa e acabou sendo sugado pela força da água. Pessoas que estavam no local e viram tudo teriam ficado com medo de entrar no rio para salvar Francisco.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para tirar a vítima presa no meio de um dos afluentes do Parauapebas. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar o caso. (Nyelsen Martins)