O fogo avança e queima há pelo menos três semanas a Serra do Cristalino, área localizada a cerca de quinze quilômetros da zona urbana de Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará.
Para tentar conter o avanço das chamas, no último domingo (1º), 22 homens do 52º Batalhão de Infantaria de Selva, com sede em Marabá, se deslocaram para a área atingida.
Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) já são 200 hectares de floresta destruídos. A preocupação agora é com as áreas do Parque Veredas, uma unidade de conservação ambiental criada pelo município em 2003 e que fica a dois quilômetros do local onde ocorre o incêndio.
Leia mais:“Fica próximo à unidade de conservação e existe risco muito grande do fogo entrar pelo Parque Veredas, para evitar isso estamos fazendo o combate in loco”, informou o engenheiro florestal Ivan Faustino. A vegetação seca facilita a propagação do fogo que está sendo combatido com uso de abafadores e outros equipamentos.
Ainda de acordo com a Semma, em apenas um ano as queimadas aumentaram cerca de 400% no município. Os dados foram divulgados na última semana, em reunião com o comando do Exército Brasileiro. Os militares também devem dar apoio na segurança dos fiscais ambientais que atuam na região.
“Hoje temos acesso a um sistema em convênio com o Estado do Pará e obtivemos imagens de satélite a cada 24 horas. Conseguimos ter o cronograma do avanço do fogo, onde ele iniciou e para onde foi deslocando. Vamos tentar encontrar o indivíduo que colocou fogo com apoio do Exército”, garantiu Ivan. (Kevin William)