Correio de Carajás

Canaã dos Carajás inaugura planetário 4K durante eclipse solar anular

Domo possui 11 metros de comprimento e capacidade para 96 espectadores.

Planetário de Canaã dos Carajás. — Foto: Diego Barbosa

Os moradores de Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará, vão poder acompanhar o eclipse solar anular neste sábado (14), durante a inauguração do Planetário 4K. O evento é aberto ao público e ocorre a partir das 14h.

O planetário tem tecnologia para simular o espaço, por meio de uma máquina que projeta diferentes objetos celestes. O domo possui 11 metros de comprimento e capacidade para 96 espectadores.

Durante a inauguração, serão distribuídos filtros para os estudantes contemplarem o eclipse. O fenômeno será transmitido no planetário – que foi construído pelo município com recursos próprios.

Leia mais:

O planetário fica na rua Mogno, esquina com a avenida Castanheira, no bairro Cidade Nova.

Lugar privilegiado

 

Canaã dos Carajás está em uma faixa privilegiada para contemplação do fenômeno. O município vai contribuir com o Observatório Nacional com a gravação do fenômeno.

O melhor horário para observar o evento será entre 16h34 e 16h39, quando o eclipse anular será total. Porém, será possível observá-lo entre 15h08 e 17h52 parcialmente.

Para contemplar, o cidadão precisará de uma lente número 14, comumente encontrada nas máscaras de solda.

Fique atento aos riscos

 

Para visualizar o eclipse, cuidados devem ser tomados para evitar acidentes devido à exposição dos olhos ao sol. A principal orientação é nunca olhar diretamente para o sol sem proteção adequada.

Chapas de Raio-x e óculos de sol também não são recomendados para a observação do fenômeno. Durante a observação – que não pode exceder 30 segundos -, é necessário fazer pausas superiores a um minuto para descanso dos olhos.

Eclipse anular do Sol

 

Esse fenômeno astronômico ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, e o seu diâmetro aparente está menor do que o Sol. Como a sombra da Lua não cobre totalmente o Sol, cria-se um “anel de fogo” no céu.

Eclipse solar anular no Brasil — Foto: Luisa Rivas/Arte g1
Eclipse solar anular no Brasil — Foto: Luisa Rivas/Arte g1

(Fonte:G1)