A Secretaria de Saúde de Canaã dos Carajás confirmou o segundo caso suspeito da doença no município. Uma jovem que teve contato com outro caso suspeito, de São Paulo, pode ter sido infectada.
Ela apresentou sintomas condizentes com o coronavírus e procurou o Hospital Municipal. A equipe de saúde já coletou material para exames que serão encaminhados ao laboratório de referência e determinou o isolamento da jovem, que tem sintomas leves, pelo prazo recomendado.
Esta semana outra jovem, também de 18 anos, que havia chegado de São Paulo, apresentou apenas sintomas leves e foi colocada em quarentena pelo prazo estipulado pela Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde, já tendo cumprido o período de isolamento e sendo liberada. “A prefeitura aguarda o resultado do exame que foi encaminhado ao laboratório de referência”, afirma a secretária de saúde, Daiana Celestrini.
Vale destacar que a prefeitura pede que as pessoas não procurem o Hospital Municipal e priorizem o contato pelo Disque Coronavírus, para que a equipe de saúde vá até o local averiguar o caso e evitar a sobrecarga nas unidades de saúde, além de evitar contato com demais pessoas doentes.
No terceiro dia de funcionamento do Disque Coronavírus, o canal criado com o objetivo de atender pessoas com sintomas virais, tendo viajado ou não para locais de transmissão, realizou 159 atendimentos. As solicitações podem ser feitas via telefone, ou whatsapp, pelo (94) 99278-5942. Do total de atendimentos feitos, foram recomendadas seis quarentenas, por retorno de viagens a locais com casos confirmados.
Canaã dos Carajás segue sem nenhum caso confirmado de Covid-19. No Pará, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, no momento há 2 casos confirmados, 32 descartados e 81 casos em análise. (Nyelsen Martins)