Após ser discutida com a sociedade em audiência pública realizada no último dia 31, a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2020 de Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará, agora será reanalisada e enviada à Câmara Municipal para ser discutida e votada pelos vereadores.
Para 2020, o governo municipal prevê uma arrecadação de mais de R$ 1 bilhão, um dos maiores orçamentos do Estado e maior que de algumas capitais brasileiras. A audiência pública realizada pela Prefeitura e Câmara Municipal teve por objetivo ouvir as demandas da população e, a partir disso, definir as metas e prioridades orçamentárias da gestão para aplicação do orçamento bilionário.
Segundo o secretário municipal de Planejamento, Geam Meirey, a meta do governo é constituir uma LOA com mais participação do sociedade. “Nós queremos uma nova metodologia para implantação do orçamento para 2020, a de mais participação popular. A nossa proposta é uma LOA mais participativa, com a sociedade contribuindo com ações reais em todos os segmentos”, acrescentou.
Leia mais:A LOA é a espinha dorsal do orçamento, onde são projetados os valores que cada secretaria e órgão de governo receberá no próximo ano. Para o presidente da Câmara, Wilson Leite, a participação popular é importante na constituição da peça orçamentária, para definir o que é realmente prioridade para o município. “Essa é a hora em que a gente precisa ouvir o que o cidadão tem a dizer sobre o dinheiro público, afinal de contas é ele quem paga essa conta e é quem deve ser beneficiado no final. Canaã dos Carajás é uma cidade diferenciada e privilegiada com um orçamento que é maior a cada ano. Portanto, é mais do que necessária a participação da comunidade”, frisou o presidente. (Tina Santos – informações da Ascom PMCC)