Correio de Carajás

Canaã: Comunidade da Vila dos Imigrantes sofre por causa do abandono do prefeito Jeová

Os moradores da Vila dos Imigrantes, comunidade localizada a cerca de 5 km da sede do município de Canaã dos Carajás, denunciam a total falta de infraestrutura. As famílias vivem em condições precárias. A ausência de saneamento básico é um dos principais problemas. Aline Samara conta que precisa encara o sol forte para levar a filha recém-nascida a um postinho de saúde. “A unidade mais próxima de casa fica no bairro Novo Horizonte, a 8 KM daqui”, lamenta.

“O sofrimento é muito grande, porque o local em que eu moro há três ano é desassistido. O prefeito Jeová Andrade prometeu fazer muitas obras aqui, entre elas uma quadra de esporte e nunca mais apareceu. Só vem em época de campanha política”, reclama a dona de casa Aline Samara, que reside na Vila.

Os moradores tentam encontrar palavras para definir o sentimento de revolta. “Até o básico, como iluminação pública, a comunidade não tem. Às 7 da noite já é toque de recolher, por causa do perigo. O prefeito só apareceu aqui na época da eleição”, se queixa uma dona de casa, que prefere não citar seu nome com medo de perseguição.

Leia mais:

Na Vila dos Imigrantes o esgoto é a céu aberto e o mato alto está por todos os lados. Outro problema enfrentado pelos moradores é a precariedade da estrada que dá acesso à comunidade. Não há asfalto e os buracos se multiplicam. “É buraco demais e quando chove fica pior, reclama outro morador, que também não quis se identificar.

O mototaxista Gildalton de Souza diz que precisa reduzir a velocidade para não correr risco de acidente com os passageiros, devido à buraqueira. Entrar aqui e em várias outras partes de Canaã é um desafio. Qualquer descuido é acidente na certa”, adverte.

Sobre as demandas da população da Vila dos Imigrantes, a Prefeitura de Canaã informou, através de nota, que trata-se de uma área na zona rural, criada por particulares e que ainda carece de regularização. Quanto ao mato alto, o gestor municipal diz que a responsabilidade pela limpeza dos lotes cabe ao dono da área. A população pode denunciar por meio do Código de Posturas, pelo número 99137-3434 para que a situação seja analisada e sejam tomadas as medidas cabíveis para o caso.

Já em relação à saúde, a prefeitura alega que os moradores da Vila eram atendidos na Unidade de Saúde Lucas Lourenço, no Bairro Novo Horizonte. No entanto, com a entrega de uma nova Unidade de Saúde nesta semana, no Bairro Alto Bonito, os moradores da Vila dos Imigrantes passam a ser atendidos no novo posto, que fica mais próximo, segundo a administração municipal. (Nyelsen Martins e Kevin Willian)