Comemorando os 27 anos da Floresta Nacional de Carajás (Flona Carajás), o Camping Refúgio da Canga, nome dado em referência à vegetação do local, surge como um novo atrativo turístico na região, trazendo uma proposta que une a beleza natural e a infraestrutura rústica e charmosa.
A inauguração foi realizada nesta quarta-feira (5), com a presença de autoridades de Parauapebas, influenciadores digitais e da imprensa.
A estrutura do local, construída totalmente em madeira, foi planejada para integrar-se harmoniosamente com o ambiente ao redor, proporcionando aos visitantes uma verdadeira experiência de imersão na natureza.
Leia mais:Com uma área de 3 mil metros quadrados destinada ao camping e 400 metros quadrados de construção, o Refúgio da Canga conta com espaços para descanso, refeições e momentos de lazer. A obra foi idealizada com muito cuidado, levando em consideração o relevo do terreno e a sustentabilidade, utilizando cerca de 80 metros cúbicos de madeira, o equivalente a três caminhões carregados. Além disso, a construção foi pensada para criar pontos instagramáveis, como balanços e estruturas criativas, que prometem encantar os turistas que buscam registrar momentos especiais nas redes sociais.
O projeto foi coordenado pelo engenheiro civil do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Marcelo de Brito, que, após uma análise detalhada do terreno, escolheu o ponto mais plano e adequado para a obra.
![](https://correiodecarajas.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Engenheiro-Marcelo-729x1024.jpg)
Durante a execução, foram enfrentados desafios devido à alta resistência do solo local. A obra foi executada em sete meses, criando um espaço único para os turistas que visitam a região.
O Camping está localizado a 70 quilômetros de Parauapebas, um trajeto que leva em torno de uma hora e meia de carro. E torna-se o mais novo atrativo turístico no intuito de fomentar a economia local.
André Macedo, chefe do ICMBio Carajás, durante o discurso na inauguração da obra, relembrou que há vinte anos era muito difícil o acesso de um turista na Flona Carajás. “Durante muito tempo a gente falava que Carajás tinha um potencial turístico, e hoje o turismo de base ecológica já é uma matriz econômica estruturada no município”.
Em 2024, a rota turística atraiu 68 mil visitantes, com alguns meses registrando uma renda de até R$ 300 mil para os condutores ecológicos. Atualmente são mais de 40 profissionais cadastrados pelo ICMBio, e que o visitante pode encontra-los ao acessar o site da prefeitura de Parauapebas ao clicar em Turista.
O prefeito Aurélio Goiano afirma que o Instituto Chico Mendes e o Executivo Municipal devem trabalhar juntos em prol do município, para que mais atrativos possam ser inaugurados ainda este ano, a exemplo da pesca esportiva.
O influenciador digital Matheus Kraf, um dos convidados para a inauguração do camping, compartilhou a empolgação com a novidade: “Estou mega ansioso para viver essa experiência com os meus amigos. Quero compartilhar tudo nas minhas redes sociais porque esse é mais um atrativo que coloca o nosso município em evidência”, diz.
Para ele, a experiência de conhecer lugares novos e compartilhar com os outros é algo que deve ser acessível a todos. “Se eu não tenho dinheiro, sugiro lugares mais baratos, procuro carona e vamos viver essa experiência”, completa.
![](https://correiodecarajas.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Camping-2.jpg)
Mirante Vale do Rio Azul
A Floresta Nacional de Carajás ocupa aproximadamente 70% do território de Parauapebas, e um dos pontos turísticos mais visitados é o Mirante Vale do Rio Azul, por isso, todos os convidados seguiram para o local após a inauguração do Refúgio da Canga.
A condutora de ecoturismo, Sulene Freitas da Silva, que há três anos guia os visitantes, revelou ao Correio de Carajás algumas das curiosidades do Mirante durante o percurso.
A começar pelo local onde os veículos estacionam para ter acesso à trilha que leva ao Mirante Vale do Rio Azul. Ali, funcionou o primeiro aeroporto da Serra dos Carajás na década de 1970.
Estrutura do camping
Com capacidade para acomodar até 40 barracas, o camping oferece infraestrutura, incluindo banheiros completos, área de apoio para cozinha, chuveiros externos e um bosque, além do fornecimento de água e sistema de tratamento de esgoto, atendendo às necessidades dos turistas de forma sustentável.
Unidade de conservação
A Floresta Nacional de Carajás, com diploma de criação legal do dia 2 de fevereiro, Dec nº 2.486, é uma área de conservação ambiental e uma das principais unidades de conservação do Brasil. Sua área de extensão é de aproximadamente 391.263.04 hectares.
(Theíza Cristhine)