Correio de Carajás

Campeão do Interior, Águia pega o Papão neste domingo

Técnico Wando coloca em disputa sua invencibilidade desde que assumiu o comando do Azulão em condições desfavoráveis

A vitória do Paysandu pelo placar de 1 x 0 na noite da última quarta-feira (23) contra o Tapajós, consolidou o passaporte do Águia de Marabá para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2023. A última vez que o Azulão havia chegado tão longe no Campeonato Paraense foi em 2010, quando foi vice-campeão da competição.

Em 2008, quando a equipe conquistou acesso ao Brasileirão – Série C, o Águia teve seu período de maior regularidade, somando oito participações consecutivas. Em 2008, o time então dirigido por João Galvão, passou muito perto de ascender à Série B, ficando em quinto lugar geral (somente quatro subiam).

Neste mesmo ano, 2008, a equipe ganhou a “Taça Cidade de Belém”, equivalente ao primeiro turno do estadual, ficando com o vice-campeonato após disputa com o Remo. Em 2010, o time conquistou a “Taça Estado do Pará”, título do segundo turno do certame paraense. Contudo, ao jogar a final com o Paysandu, perdeu a disputa pela “Taça Açaí”, e o título do Parazão 2010.

Leia mais:

Agora, os olhos do clube e da torcida estão para o próximo confronto contra o Paysandu, com dois jogos, o primeiro neste domingo (27) às 17 horas, no Estádio Zinho Oliveira, em Marabá. O segundo jogo na quarta (30), às 20 horas, no estádio Leônidas Castro, em Belém.

A passagem para a semifinal do Parazão e a vitória do Paysandu em cima do Tapajós já garantiu ao Águia o acesso à Série D do Campeonato Brasileiro do ano que vem. Além disso, o Azulão já é o Campeão do Interior do Campeonato Paraense 2022, título dado pela Federação Paraense de Futebol todo ano ao time do interior com melhor desempenho na competição.

Se não passar pelo Paysandu, o Águia ainda tem a chance de disputar a terceira colocação com o perdedor de Remo x Tuna Luso, os outros semifinalistas. Se passar pelo Papão, o Azulão ainda tem a possibilidade de disputar a Copa Verde e a Copa do Brasil, todos para o ano de 2023.

NÚMEROS

Águia de Marabá e Paysandu já se enfrentaram 42 vezes com 20 vitórias do Paysandu, 12 empates e 10 vitórias do Águia. Pelo Parazão, foram 20 confrontos, com 10 vitórias, 5 empates e 5 vitórias do Azulão. A maior vitória em casa foi do Paysandu, quando ganhou o Águia pelo placar de 6 x 1 pelo Campeonato Paraense 2010. O Águia teve o melhor placar contra o Paysandu em casa no ano de 2011, quando ganhou o Papão por 3 x 1, pelo Parazão.

PREPARAÇÃO

Como já conhece o adversário, o técnico Wando vai montar a estratégia para o jogo contra o Paysandu. Wendel aguarda uma avaliação para ser submetido a cirurgia no nariz e Ramon ainda está sob tratamento na lombar (estão fora do jogo). Wando, aliás, continua invicto no comando do Azulão e terá seu confronto mais difícil contra o Papão, neste domingo.

Neste sábado, 26, a Tuna recebe o Remo no Souza, a partir das 15h30.